O grande erro do Soundgarden em “Ultramega OK”, segundo Chris Cornell

Vocalista e guitarrista acreditava que álbum de estreia poderia ter sido um dos melhores do grupo se não fosse por detalhe equivocado

Apesar de ser associado à virada de jogo causada pelo grunge no início dos anos 1990, o Soundgarden já tinha uma estrada e dois discos lançados antes do estouro de “Badmotorfinger”.

Os primeiros lançamentos do grupo foram os EPs “Screaming Life” e “Fopp”, em 1987 e 88, respectivamente. A seguir, a banda partiu para os álbuns completos.

- Advertisement -

“Ultramega OK” e “Louder Than Love” foram as primeiras tentativas de colocar o grupo nas principais paradas. O segundo até que conseguiu, mas de forma discreta. Porém, o debut foi um fracasso, embora tenha adquirido status de cult com o passar dos anos.

Em entrevista de 1995 à Kerrang! (resgatada pelo Rock Celebrities), o vocalista e guitarrista Chris Cornell confessou ter arrependimentos em relação à estreia.

“Cometemos um grande erro com ‘Ultramega OK’. Deixamos nosso ambiente doméstico e as pessoas com quem estávamos envolvidos para usar um produtor que afetou o álbum de maneira negativa. Ele (Drew Canulette) foi sugerido pela gravadora SST porque conseguiram um bom preço.

Eu me arrependo porque, em termos de material, deveria ter sido um dos melhores discos que já fizemos. Na verdade, diminuiu um pouco nosso ritmo porque não soava como nós.”

Soundgarden e “Ultramega OK”

Primeiro full-length do grupo, “Ultramega OK” misturava várias tendências do rock em seu tracklist. As letras incentivavam práticas como espancar nazistas (“Nazi Driver”) e tiravam sarro do conteúdo satânico de araque de algumas bandas da época (“665” e “667”).

Leia também:  Journey tocará no Rock in Rio 2024, segundo Neal Schon

Apesar da performance discreta nos charts, o disco obteve uma indicação ao Grammy na categoria Best Metal Performance, o que proporcionou repercussão e a primeira turnê europeia do Soundgarden.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioNotíciasO grande erro do Soundgarden em “Ultramega OK”, segundo Chris Cornell
João Renato Alves
João Renato Alveshttps://twitter.com/vandohalen
João Renato Alves é jornalista, 40 anos, graduado pela Universidade de Cruz Alta (RS) e pós-graduado em Comunicação e Mídias Digitais. Colabora com o Whiplash desde 2002 e administra as páginas da Van do Halen desde 2009. Começou a ouvir Rock na primeira metade dos anos 1990 e nunca mais parou.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades