O vocalista Alice Cooper e o guitarrista Angus Young (AC/DC) certamente estão entre as personalidades mais marcantes do rock. Com justiça, os astros foram homenageados ao terem seus nomes atribuídos a aranhas descobertas recentemente no Brasil.
A bióloga Cristina Anne Rheims, do Instituto Butantan, vinculado à Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, é a responsável pela iniciativa. A ideia é oferecer uma espécie de tributo a grandes artistas do seu gênero musical favorito.
Anteriormente, outros quatro ídolos foram homenageados: o baterista Rick Allen (Def Leppard) e os vocalistas Klaus Meine (Scorpions), Andre Matos (Angra, Shaman, Viper) e Bruce Dickinson (Iron Maiden). Os aracnídeos são da família Sparassidae e do gênero Extraordinarius, já que apresentam características únicas.
Em entrevista ao G1, Cristina declarou:
“As espécies se distribuem ao longo do sudeste da Mata Atlântica, indo do norte do Espírito Santo ao sul de São Paulo. As aranhas de Cooper e Young são, respectivamente, do próprio Espírito Santo e Rio de Janeiro.”
Homenagens reconhecidas
A pesquisadora enviou aos homenageados artigos com os aracnídeos já renomeados. Os artistas logo mandaram mensagens de agradecimento para Rheims.
Em 2019, Rick Allen disse em sua página no Twitter:
“‘Exctraordinarius rickalleni’ [nome científico da espécie]!?
Estou honrado. Muito obrigado, Cristina Rheims. Você é demais!”
O Scorpions também em sua conta na mesma rede reverenciou a atitude:
“Uma bióloga brasileira especializada em aranhas – e que gosta de heavy metal – descobriu quatro novas espécies de aranhas e as nomeou em homenagem a músicos de hard rock. Digam olá ao ‘Extraordinarius klausmeinei’ em homenagem ao cantor Klaus Meine.”
Também ao G1, Cristina se declarou emocionada com o retorno dos artistas.
“Mais do que ciência, é uma homenagem de fã. E saber que eles viram esse trabalho e pararam para agradecer, foi algo que me emocionou muito.”
No passado
Esta não é a primeira vez que cientistas batizam aracnídeos inspirados em músicos de rock. Na década de 2000, artistas como Neil Young e o saudoso Frank Zappa também conquistaram o ousado feito.
*Texto por Kelvyn Araújo.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Facebook | YouTube.