O Bass VI, desenvolvido pela Fender nos anos 1960 como um híbrido de guitarra barítono e baixo elétrico (e hoje fabricado pela Squier), foi o modelo mais vendido de 2022 na Reverb, um dos maiores marketplaces de equipamentos musicais nos Estados Unidos. Superou até mesmo seus irmãos de marca Jazz e Precision, mais tradicionais. E a “culpa” é dos Beatles.
A razão para essa renascença do modelo é sua presença quase constante em “The Beatles: Get Back”, documentário de três partes sobre as gravações de “Let It Be”. O Bass VI era um instrumento muito utilizado pelo Fab Four, e na série aparecia nas mãos de John Lennon ou George Harrison sempre que Paul McCartney ia para o piano.
Justin Norvell, vice-presidente de produtos da Fender, chegou a comentar à Guitar World sobre o fenômeno causado por “The Beatles: Get Back”.
“O telefone começou a tocar toda hora em busca do Bass VI, porque aparecia em certas cenas. Pessoas estavam tipo: ‘Sabe, eu não pensava sobre ele há anos, mas vocês tem algum deles em estoque?’ E felizmente nós tínhamos, pela Squier. Pessoas que gravam estão sempre procurando por novas ferramentas, e o Bass VI pode ser esse novo universo de som.”
O baixo Fender Bass VI
O Bass VI foi lançado pela Fender em 1961 para competir com o baixo de seis cordas da Danelectro, que saiu em 1956.
O modelo ganhou popularidade não apenas com roqueiros ingleses, mas também entre músicos country, e ainda teve aparições nas trilhas de faroeste de Ennio Morricone, antes de ter sua produção original descontinuada em 1975.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Facebook | YouTube.
Excelente matéria. Parabéns!
Eu encomendei uma espécie de réplica pela extinta Chiara guitar shop. utilizamos um corpo de uma guitarra Hamer Archtop e um braço e escola de baixo (cortamos fora a primeira casa / traste do baixo e refazemos as marcações) e depois um sistema push pull para utilizar somente um dos captadores no formato single coil e cordas de fender Bass VI convencionais da D’addario. Ficou legal.