Baixo de 6 cordas usado pelos Beatles em “Get Back” é o modelo mais vendido de 2022

Bass VI, fabricado atualmente pela Squier, desbancou os gigantes Precision e Jazz no ranking de comercializações do marketplace Reverb

O Bass VI, desenvolvido pela Fender nos anos 1960 como um híbrido de guitarra barítono e baixo elétrico (e hoje fabricado pela Squier), foi o modelo mais vendido de 2022 na Reverb, um dos maiores marketplaces de equipamentos musicais nos Estados Unidos. Superou até mesmo seus irmãos de marca Jazz e Precision, mais tradicionais. E a “culpa” é dos Beatles.

A razão para essa renascença do modelo é sua presença quase constante em “The Beatles: Get Back”, documentário de três partes sobre as gravações de “Let It Be”. O Bass VI era um instrumento muito utilizado pelo Fab Four, e na série aparecia nas mãos de John Lennon ou George Harrison sempre que Paul McCartney ia para o piano.

- Advertisement -
Leia também:  Living Colour confirma show também no Rio; Black Pantera abre em SP e BH

Justin Norvell, vice-presidente de produtos da Fender, chegou a comentar à Guitar World sobre o fenômeno causado por “The Beatles: Get Back”.

“O telefone começou a tocar toda hora em busca do Bass VI, porque aparecia em certas cenas. Pessoas estavam tipo: ‘Sabe, eu não pensava sobre ele há anos, mas vocês tem algum deles em estoque?’ E felizmente nós tínhamos, pela Squier. Pessoas que gravam estão sempre procurando por novas ferramentas, e o Bass VI pode ser esse novo universo de som.”

O baixo Fender Bass VI

O Bass VI foi lançado pela Fender em 1961 para competir com o baixo de seis cordas da Danelectro, que saiu em 1956.

Leia também:  O primeiro ator cotado para elenco dos filmes dos Beatles, segundo revista

O modelo ganhou popularidade não apenas com roqueiros ingleses, mas também entre músicos country, e ainda teve aparições nas trilhas de faroeste de Ennio Morricone, antes de ter sua produção original descontinuada em 1975.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioNotíciasBaixo de 6 cordas usado pelos Beatles em “Get Back” é o...
Pedro Hollanda
Pedro Hollanda
Pedro Hollanda é jornalista formado pelas Faculdades Integradas Hélio Alonso e cursou Direção Cinematográfica na Escola de Cinema Darcy Ribeiro. Apaixonado por música, já editou blogs de resenhas musicais e contribuiu para sites como Rock'n'Beats e Scream & Yell.

2 COMENTÁRIOS

  1. Eu encomendei uma espécie de réplica pela extinta Chiara guitar shop. utilizamos um corpo de uma guitarra Hamer Archtop e um braço e escola de baixo (cortamos fora a primeira casa / traste do baixo e refazemos as marcações) e depois um sistema push pull para utilizar somente um dos captadores no formato single coil e cordas de fender Bass VI convencionais da D’addario. Ficou legal.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades