A história de “Mississippi Queen”, hit do Mountain, contada por Leslie West

Música se tornou mais conhecida do que a própria banda que a gravou originalmente

“Mississippi Queen” é o típico caso de música que se tornou maior que o artista. Maior hit da carreira do Mountain, nem sempre é associada à banda pelo ouvinte não familiarizado com sua história.

A versão original da canção abre o álbum “Climbing!”, de 1970. Com duração exata de dois minutos e meio, chegou ao 21º lugar no Billboard Hot 100, principal parada de singles dos Estados Unidos.

- Advertisement -

Apesar de o baixista/produtor Felix Pappalardi e o letrista David Rea terem ganhado créditos, a composição surgiu da junção de duas ideias do baterista Corky Laing e do guitarrista/vocalista Leslie West. O último citado confessou ao Music Radar, em 2011, ter ficado bastante surpreso com a repercussão positiva.

“Era uma época em que as rádios americanas não tocavam algo tão pesado, ao menos não antes da meia-noite. O máximo de rock que rolava durante o dia era algo do Santana. Tivemos sorte de ‘Mississippi Queen’ ter conseguido execução, mesmo em horários restritivos.”

Leia também:  Por que o Iron Maiden não fazia parte da NWOBHM, segundo Paul Di’Anno

Sobre a criação, West contou:

“Corky tinha talvez metade da letra. Em cima dela eu criei o riff e as mudanças de acordes. A seguir entramos no estúdio. Fiquei surpreso com a facilidade com que fluiu, porque geralmente leva um tempo, você precisa levar a música inteira para casa, trabalhar nela e dizer: ‘isso não está certo, não é bem isso que eu estava procurando’. Mas essa realmente parecia funcionar desde o começo. Foi muito simples. Quem dera fosse sempre assim.”

Mountain e “Mississippi Queen”

Posteriormente, “Mississippi Queen” ganhou versões de artistas como Ozzy Osbourne, W.A.S.P. e Bachman-Turner Overdrive, entre outros.

Leslie West morreu no dia 23 de dezembro de 2020, em decorrência de um ataque cardíaco agravado pelo diabetes.

Leia também:  A opinião de David Gilmour sobre Roger Waters enquanto baixista

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesA história de “Mississippi Queen”, hit do Mountain, contada por Leslie West
João Renato Alves
João Renato Alveshttps://twitter.com/vandohalen
João Renato Alves é jornalista, 40 anos, graduado pela Universidade de Cruz Alta (RS) e pós-graduado em Comunicação e Mídias Digitais. Colabora com o Whiplash desde 2002 e administra as páginas da Van do Halen desde 2009. Começou a ouvir Rock na primeira metade dos anos 1990 e nunca mais parou.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades