Inteligência artificial substitui James Earl Jones para voz de Darth Vader

Tarefa ficou a cargo de uma startup ucraniana que trabalhou até mesmo durante a guerra para fazer jus ao legado do ator

A voz de Darth Vader a partir de agora será gerada por computador. O ator James Earl Jones autorizou o uso de suas gravações de arquivo para recriar via inteligência artificial o timbre vocal do vilão mais famoso do cinema.

Jones, que está com 91 anos de idade, já desejava se aposentar do papel. A revelação foi feita por Matthew Wood, supervisor de edição de som e veterano da Lucasfilm, em depoimento à Variety:

“Ele havia mencionado que estava interessado em encerrar o ciclo nesse personagem específico. Então como a gente continuaria?”

- Advertisement -

A solução foi acionar a Respeecher, que já havia sido utilizada em “The Book of Boba Fett” para rejuvenescer a voz de Luke Skywalker. Wood apresentou a James Earl Jones o trabalho da startup ucraniana como uma possibilidade de continuar seu legado.

Leia também:  Sem Brasil e com Argentina, Judas Priest anuncia festas globais de “Invincible Shield”

O ator consentiu em deixar suas gravações serem usadas. Ele ainda será consultado em todos os aspectos relacionados à performance.

Inteligência artificla como Darth Vader

O primeiro exemplo do trabalho da Respeecher com Darth Vader já pode ser visto em “Obi-Wan Kenobi”, que estreou no Disney+ em maio de 2022. A companhia havia trabalhado duro em meio até mesmo da invasão russa para entregar a melhor versão possível da voz de James Earl Jones. 

Numa entrevista à Vanity Fair, o engenheiro Bogdan Belyaev, responsável pelo trabalho, resumiu a razão para sua determinação em meio a adversidade:

“Por que eu fiz isso? É uma enorme honra trabalhar com a Lucasfilm e eu sou fã de Star Wars desde criança. Mesmo se for uma guerra, não existe desculpa para você ser o problema de algo que você ama desde criança.”

Leia também:  Crítica: “Duna: Parte II” busca mais conexão dos espectadores com seu universo

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioNotíciasInteligência artificial substitui James Earl Jones para voz de Darth Vader
Pedro Hollanda
Pedro Hollanda
Pedro Hollanda é jornalista formado pelas Faculdades Integradas Hélio Alonso e cursou Direção Cinematográfica na Escola de Cinema Darcy Ribeiro. Apaixonado por música, já editou blogs de resenhas musicais e contribuiu para sites como Rock'n'Beats e Scream & Yell.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas notícias

Curiosidades