Quem acompanha a carreira de Robert Plant através de declarações à imprensa sabe que o cantor do Led Zeppelin nunca nutriu os sentimentos mais positivos em relação a “Stariway to Heaven”.
Apesar de ser a mais conhecida da banda, a música nunca frequentou o hall das prediletas de quem a interpretou. Chegou ao ponto de Plant se recusar a cantá-la a partir do momento que passou a ter poder de decisão absoluto sobre sua arte.
Anos recentes
Durante entrevista ao jornalista Dan Rather (transcrita pelo Alternative Nation) em 2019, o vocalista reconheceu as qualidades da canção. Porém, explicou o que o leva a não incluir em seu repertório.
“Não tem a ver com ser a minha favorita ou não, é apenas pelo fato de pertencer a uma época particular. Se eu estivesse envolvido na instrumentação, sentiria que é uma música magnífica, com sua personalidade própria. Até se assemelha a coisas mais sofisticadas. Mas minha contribuição foi apenas fazer as letras e cantar sobre o destino, algo muito britânico e quase abstrato.”
Atualmente com mais de 70 anos, Plant não consegue se associar com algo que escreveu quando tinha 23.
“Acho que conforme o tempo passa, você encontra outra fase de sua vida mais substancial, que ocorreu relativamente mais tarde. Então, embora eu goste, não estou ligado a ela.”
No mesmo ano, Robert falou ao Ultimate Classic Rock Nights e reafirmou as qualidades da composição.
“Olho para ela e tiro o chapéu, acho que há partes incríveis. A forma como Jimmy (Page, guitarrista) conduz, como a bateria chega quase ao clímax e, depois, continua… é uma música muito bonita. Porém, em termos de letras e até de vocais, eu não me sinto tão confortável.”
A atual opinião de Robert Plant
Mas 3 anos depois, será que o frontman de uma das maiores bandas da história ainda se sente da mesma forma? O novo questionamento veio da Rolling Stone.
“Quando a ouço isoladamente, me sinto sobrecarregado por todos os motivos que você possa imaginar. Havia um clima e um ar de tentar sobreviver. O mundo era um lugar diferente. Todo mundo estava se recuperando do Vietnã e da habitual ajuda extra da corrupção com a política. Tivemos pessoas realmente eloquentes que fizeram um trabalho muito melhor e menos caricato. Mas eu sou o que sou, como meu avô dizia.”
Led Zeppelin e “Stairway to Heaven”
Lançada no álbum “Led Zeppelin IV” (1971), “Stairway to Heaven” se tornou a música mais tocada em rádios na história, mesmo não tendo sido lançada como single. Calcula-se que ainda seja tocada cerca de 4,2 mil vezes por ano nas principais estações de rock nos Estados Unidos.
Em tempos remotos, a canção foi usada por religiosos fanáticos como exemplo de mensagens invertidas de cunho satânico no rock. Recentemente, voltou a polemizar por conta de uma acusação de plágio da música “Taurus”, do grupo Spirit.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Facebook | YouTube.
Com certeza essa é a música mais tocada, baixada e ouvida…ouvida até por forrozeiros e afins!!!! Lembro de ouvir a primeira vez na novela Top Model, da Rede Glob…!!!! A novela naquela época apresentou muita coisa boa em termos de rock, já que não existia Youtube e até a MTV Brasil, ou seja…video clipe apenas em poucos programas que existiam na época, valeu!!!!