Por que David Gilmour nunca se considerou um guitarrista técnico

Músico do Pink Floyd usou limitações a seu favor, desenvolvendo um estilo todo pessoal

David Gilmour é sinônimo de guitarra que transmite emoção em cada nota. Sua influência nas gerações posteriores é latente, sendo comum o ver citado entre os maiores de todos os tempos.

Porém, ele também é o maior crítico do próprio trabalho – o que acontece com frequência entre artistas.

- Advertisement -

Em uma entrevista de 1983 à revista Guitar Heroes (resgatada pelo Rock Celebrities), o terceiro líder do Pink Floyd falou sobre como usou as limitações a seu favor, desenvolvendo um estilo todo particular.

“Minha técnica é risível às vezes. Eu desenvolvi um estilo próprio, que se arrasta por aí. Não preciso ter muita técnica para isso. Desenvolvi as partes que são úteis para mim. Eu nunca serei um guitarrista muito rápido. Não sei o que dizer sobre meu estilo. Há sempre uma intenção melódica lá.”

Bob Ezrin sobre David Gilmour

O produtor Bob Ezrin, que trabalhou com o Pink Floyd em álbuns como “The Wall” (1979), comentou sobre o estilo de David Gilmour na guitarra em entrevista à Total Guitar transcrita pela Guitar World. Ele usou como exemplo aquele que, talvez, seja o momento mais icônico da carreira do britânico.

“O segundo solo em ‘Comfortably Numb’, que pode ser o melhor solo de todos os tempos, é na verdade um primeiro take. Foi tão poderoso quando o ouvi e o vi tocar que literalmente trouxe lágrimas aos meus olhos – o que se repetiu muitas vezes desde então. Mesmo que este seja um disco do qual eu participei, o que me torna suspeito para julgar, esse momento ainda é um dos mais emocionantes da história da música.”

Com isso, não é de se espantar que Ezrin tenha uma opinião tão forte sobre Gilmour como a que expressou logo a seguir.

“Ele tem uma musicalidade inata que é formada pelo blues. Então, ele é incrivelmente lírico e melódico. Todas as suas estruturas melódicas são construídas sobre uma base de blues. E isso o torna realmente cheio de alma.

Além disso, ele tem uma majestade de tom, e isso vem da combinação de seu vibrato lento e sua palhetada realmente precisa e quão forte segura as cordas para que as notas soem por muito, muito tempo. É algo que não muda, seja em uma guitarra elétrica, violão ou qualquer outro instrumento de cordas.

Tive o privilégio de trabalhar com alguns guitarristas realmente ótimos em minha carreira, mas devo dizer que David Gilmour é meu favorito de todos eles, e tenho certeza de que não estou sozinho nisso.”

Pink Floyd e “Hey Hey Rise Up”

Recentemente o Pink Floyd disponibilizou o single “Hey Hey Rise Up”. Foi a primeira música inédita da banda em quase 3 décadas.

A faixa conta com a participação do cantor Andriy Khlyvnyuk, da banda Boombox. Ele abandonou suas atividades artísticas para se juntar ao exército na defesa de sua pátria. Além de Gilmour e o baterista Nick Mason, as gravações contaram com o baixista Guy Pratt e o tecladista Nitin Sawhney.

A versão física, lançada em julho, ainda trouxe uma nova versão para “A Great Day for Freedom”, original do álbum “The Division Bell” (1994).

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesPor que David Gilmour nunca se considerou um guitarrista técnico
João Renato Alves
João Renato Alveshttps://twitter.com/vandohalen
João Renato Alves é jornalista graduado pela Universidade de Cruz Alta (RS) e pós-graduado em Comunicação e Mídias Digitais. Colabora com o Whiplash desde 2002 e administra as páginas da Van do Halen desde 2009. Começou a ouvir Rock na primeira metade dos anos 1990 e nunca mais parou.

2 COMENTÁRIOS

  1. Sou fã de Pink Floyd e do estilo de tocar guitarra de Gilmour!!!! Já disse uma vez que tocar na velocidade da luz não é o meu estilo, gosto muito do estilo de Gilmour !!!! O importante é ter carisma e tentar tirar a emoção das pessoas através das suas músicas ou de seu jeito de tocar!!!! valeu!!!!

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades