Amon Amarth garante diversão, mas fica devendo em “The Great Heathen Army”

Novo álbum dos suecos tem qualidade e acerta quando resolve trazer algo novo - o problema é que isso não acontece tanto assim

No título de “The Great Heathen Army”, décimo-segundo álbum de estúdio do Amon Amarth, há referência ao grande exército pagão formado por vikings e nórdicos de várias nações que varreu a Inglaterra no século 9. Tema de séries de TV como “Vikings” e “The Last Kingdom” e filmes como “O Homem do Norte” (2022), a época evoca o auge da chamada “era viking”, fazendo todo o sentido com a abordagem lírica da banda.

O novo trabalho é o segundo com o baterista Jocke Wallgren, que substituiu Fredrik Andersson em 2016. A estreia de Wallgren, com “Berserker” (2019), foi bem mais burocrática e parecia seguir em uma direção diferente do habitual – o que acabou não agradando tanto, especialmente em termos de produção. Felizmente, esse problema é resolvido em “The Great Heathen Army” com a chegada do produtor Andy Sneap, atual guitarrista do Judas Priest.

- Advertisement -

Sneap tornou o som do Amon Amarth mais próximo do que os fãs esperavam, sem deixar de fazer o grupo soar moderno. É como se ele tivesse acertado onde o produtor do álbum anterior, Jay Ruston, pareceu errar. O som das guitarras está mais limpo, especialmente nas partes “gêmeas” que os suecos tanto gostam e que se tornou uma espécie de marca registrada deles.

Colaborando para a expectativa pelo trabalho, o Amon Amarth lançou um single em fevereiro desse ano. A divertida “Put You Back Into the Oar” (produzida por Jens Bogren) acabou não entrando em “The Great Heathen Army”, o que é uma pena, pois certamente seria um dos pontos altos da tracklist.

“The Great Heathen Army”, faixa a faixa

Bons augúrios iniciam “The Great Heathen Army”: os primeiros segundos do single “Get in the Ring” mostram todos os upgrades sonoros já comentados em relação ao disco anterior. Os riffs e licks estão afiados e o peso está na medida certa, equilibrando bem a brutalidade ao lado mais melódico da banda.

A faixa-título vem em seguida e dá os primeiros indícios de fraqueza do álbum. Para uma faixa-título, falando sobre o tema que fala, falta uma atmosfera mais grandiosa. A música soa ameaçadora, mas tímida. Até mesmo o refrão – onde o Amon Amarth costuma acertar até quando erra – é acanhado. Não chega a comprometer, mas o sentimento de “falta algo” é evidente.

Leia também:  Taylor Swift não se arrisca em meio a bons acertos de “The Tortured Poets Department”

Na sequência, “Heidrun” agrada mais, apesar de ser uma música estranhamente “feliz”. Aqui a banda parece colocar um pé no folk metal, lembrando alguns bons momentos de colegas como Heidevolk e Korpiklaani. Há bastante melodia e mostra o lado mais festivo do “viking metal”. Deve fazer sucesso ao vivo.

A pancadaria volta à ordem do dia em “Oden Owns You All”, a mais pesada e uma das melhores da tracklist. “Find a Way or Make One” tira um pouco o pé do acelerador, mas mantém o bom nível, com uma bem-vinda cadência e um refrão altamente cantável. Quem gosta de álbuns como “Twilight of the Thunder God” (2008) deve aprovar.

“Dawn of the Norsemen” peca por ser um tanto genérica, embora não seja ruim. A faixa conta com uma interessante passagem lenta no meio, mas não empolga nem assim. Felizmente, ela abre caminho para a parte final do disco onde ganha-se muita força, trazendo inclusive uma participação especial.

“Saxons and Vikings” traz no título o “spoiler”: Biff Byford, vocalista do Saxon, soa muito bem e refresca uma música divertida, cheia de mudanças de tempo, em dueto com Johan Hegg. É difícil não valorizar em excesso a participação do veterano, mas essa é provavelmente a melhor música de “The Great Heathen Army”.

Depois do ápice, a experiência auditiva se mantém em alta com “Skagul Rides With Me”, que evoca os momentos mais lembrados do Amon Amarth. Uma camada de teclado ao fundo cria a atmosfera épica aguardada (e não oferecida) na faixa-título, sendo mais ou menos o que todos esperavam que ela seria. Felizmente, a banda entrega o que havia faltado antes do final da audição.

“The Serpent’s Trail” fecha o álbum com ares de épico, sendo a mais longa do disco. Com direito a versos declamados pela voz estranhamente limpa de Hegg, a música traz o Amon Amarth navegando por águas desconhecidas para a banda. Os riffs são mais cadenciados, sem tantas palhetadas rápidas, e ganham contornos orquestrados interessantes. Chega a lembrar alguns momentos mais épicos do Iron Maiden em seus álbuns mais recentes.

Leia também:  Tradição e vanguarda dão o tom do Pearl Jam em “Dark Matter”

Vale a pena se alistar no Grande Exército Pagão?

“The Great Heathen Army” não é o melhor album do Amon Amarth, nem o mais inovador, mesmo tendo momentos “fora da caixa”. Sua função na discografia parece ser a de colocar a banda de volta no caminho bom que começou a trilhar em “Jomsviking” (2016), mas ligeiramente desviado em “Berserker”. Dá para dizer que o grupo foi colocado de volta aos remos (“Put You Back Into the Oar”).

Quando tenta-se fazer diferente, como em “Heidrun”, “Saxons and Vikings” e “The Serpent’s Trail”, a chance de acerto dos suecos parece aumentar bastante. Não sabemos se isso é um convite “dos deuses” para que o grupo tente inovar ainda mais daqui em diante, mas o marasmo nos momentos mais “comuns” é notável.

O segredo está em não deixar a fórmula se esgotar – e “The Great Heathen Army” mostra que isso está perto de acontecer, o que acende a luz de alerta. No entanto, os próprios músicos parecem indicar o caminho a seguir nos pontos altos do disco. O Amon Amarth certamente precisa continuar remando e tem tudo para ainda entregar bons discos, desde que não ceda à sua zona de conforto.

Os deuses amam a banda. Ainda.

Ouça “The Great Heathen Army” a seguir, via Spotify, ou clique aqui para conferir em outras plataformas digitais.

O álbum está na playlist de lançamentos do site, atualizada semanalmente com as melhores novidades do rock e metal. Siga e dê o play!

Amon Amarth – “The Great Heathen Army”

  1. Get In the Ring
  2. The Great Heathen Army
  3. Heidrun
  4. Oden Owns You All
  5. Find a Way or Make One
  6. Dawn of Norsemen
  7. Saxons and Vikings (feat. Biff Byford)
  8. Skagul Rides With Me
  9. The Serpent’s Trail

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioLançamentosAmon Amarth garante diversão, mas fica devendo em “The Great Heathen Army”
André Luiz Fernandes
André Luiz Fernandes
André Luiz Fernandes é jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Interessado em música desde a infância, teve um blog sobre discos de hard rock/metal antes da graduação e é considerado o melhor baixista do prédio onde mora. Tem passagens por Ei Nerd e Estadão.

1 COMENTÁRIO

  1. Na primeira audicao temos a imprensao de um vazio, lacuna, que o disco está entre os piores do amon, porém a medida que vou fazendo outras audicoes a coisa vai ficando cada vez melhor e dou no momento nota 8, sinto que estão cumprindo seu papel com perfeicao!!

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades