Iniciada na última quarta-feira (6) em Pittsburgh, a turnê “This is Not a Drill” mostra que Roger Waters segue convicto de suas posições – o que não deve espantar quem acompanhou sua quase bélica turnê brasileira de 2018, em meio ao segundo turno das eleições. Chegou ao ponto de o músico transmitir uma clara mensagem no telão antes do início do novo show.
O recado foi dividido em duas partes. Inicialmente foi proferido com um pedido para que celulares fossem desligados. A seguir veio a frase (via Brooklyn Vegan):
“Se você é uma daquelas pessoas, que diz: ‘eu amo Pink Floyd, mas não suporto as mensagens políticas’, seria bom cair fora agora e ir para o bar.”
Vale citar que o “cai fora” contava com um “fuck off” ressaltado com uma parada estratégica no pronunciamento. Não há tradução que dê significado no português sem desvirtuar a fala, então a expressão funciona como uma bengala provocativa.
Surpresas na abertura da turnê
A apresentação contou com algumas surpresas no repertório. Uma delas esteve logo na abertura do set: “Comfortably Numb”, que geralmente fica mais ao fim dos shows, foi tocada em uma versão mais calma e climática onde o solo de guitarra é substituído por uma performance vocal ao estilo de “The Great Gig in the Sky”.
Houve ainda a inclusão de quatro músicas da carreira solo de Waters: “The Bravery of Being Out of Range” (do álbum “Amused to Death” / 1992), “The Powers That Be” (de “Radio K.A.O.S.”, 1987), “Déjà Vu”, “Is This the Life We Really Want?” (as duas últimas do disco “Is This the Life We Really Want?” – 2017) e “The Bar”, esta última inédita.
Outro momento inesperado esteve a cargo de “Two Suns in the Sunset”, faixa do álbum “The Final Cut” (1983), o último com Roger Waters na formação. A canção nunca foi executada ao vivo pelo Pink Floyd e foi lembrada em apenas sete ocasiões por Waters em carreira solo – duas delas no Brasil, em 2018, mais especificamente nas cidades de Belo Horizonte e Salvador.
Eis o repertório completo:
Set 1
- Comfortably Numb (música do Pink Floyd)
- The Happiest Days of Our Lives (música do Pink Floyd)
- Another Brick in the Wall, Part 2 (música do Pink Floyd)
- Another Brick in the Wall, Part 3 (música do Pink Floyd)
- The Powers That Be
- The Bravery of Being Out of Range
- The Bar
- Have a Cigar (música do Pink Floyd)
- Wish You Were Here (música do Pink Floyd)
- Shine On You Crazy Diamond (Parts VI-IX) (música do Pink Floyd)
- Sheep (música do Pink Floyd)
Set 2
- In the Flesh (música do Pink Floyd)
- Run Like Hell (música do Pink Floyd)
- Déjà Vu
- Is This the Life We Really Want?
- Money (música do Pink Floyd)
- Us and Them (música do Pink Floyd)
- Any Colour You Like (música do Pink Floyd)
- Brain Damage (música do Pink Floyd)
- Eclipse (música do Pink Floyd)
- Two Suns in the Sunset (música do Pink Floyd)
- The Bar (Reprise)
- Outside the Wall (música do Pink Floyd)
Roger Waters no Brasil?
Informações extraoficiais apuradas pelo jornal chileno La Tercera indicam que Roger Waters deve trazer a turnê “This is Not a Drill” à América do Sul nos próximos tempos. Na ocasião, foi dito que as negociações estavam em estágios iniciais. Ainda não há nenhuma confirmação oficial.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Facebook | YouTube.