Quando o Queen foi vaiado na Austrália – e nem foi exatamente por culpa deles

Festival caótico marcou primeira passagem da banda pelo país, com direito a "profecia" de Freddie Mercury que acabou se cumprindo

Em janeiro de 1974 o Queen viajou até a Austrália para participar do Sunbury Pop Festival. Vendido como o Woodstock local, o evento estava em sua terceira edição e arrastaria um público de 30 mil pessoas.

À época, a banda estava colhendo os primeiros frutos do sucesso no Reino Unido, com seu álbum de estreia. Dois meses mais tarde, sairia o segundo LP. Porém, em outros territórios, ainda eram desconhecidos.

- Advertisement -

Não ajudou em nada o fato de a apresentação ter atrasado em duas horas. O quarteto precisou enfrentar a ira do público, que respondeu com vaias e arremessos do que houvesse em mãos no palco. O momento foi registrado em áudio e pode ser conferido abaixo.

Leia também:  A opinião de Hank Shermann sobre Becky Baldwin, a nova baixista do Mercyful Fate

Reza a lenda que, ao sair do palco, Freddie Mercury teria dito:

“Quando voltarmos à Austrália, o Queen será a maior banda do mundo!”

A profecia se concretizou na turnê seguinte pela nação, em 1976, divulgando “A Night at the Opera” a uma legião de seguidores já familiarizada.

Xenofobia contra o Queen

Ao contrário do que se pode imaginar, um elemento patriótico também foi levado em conta por quem foi ao evento. Era a primeira edição em que o Sunbury abria espaço para bandas estrangeiras.

Algo que seria adorado em tempos atuais não caiu bem junto aos atendentes, que usaram até mesmo termos xenófobos, de acordo com alguns registros.

Leia também:  A curiosa diferença entre Queen e Guns N’ Roses, segundo músico de estúdio

O festival ainda teria mais uma edição em 1975, com o Deep Purple de headliner (e uma briga homérica entre os roadies da banda e o AC/DC). Com grandes perdas financeiras – apenas metade do número de pessoas foi em comparação ao ano anterior –, a solução foi não mais realizar a partir de então.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesQuando o Queen foi vaiado na Austrália – e nem foi exatamente...
João Renato Alves
João Renato Alveshttps://twitter.com/vandohalen
João Renato Alves é jornalista, 40 anos, graduado pela Universidade de Cruz Alta (RS) e pós-graduado em Comunicação e Mídias Digitais. Colabora com o Whiplash desde 2002 e administra as páginas da Van do Halen desde 2009. Começou a ouvir Rock na primeira metade dos anos 1990 e nunca mais parou.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades