Foto: Helge Øverås / CC BY-SA 4.0

Manny Charlton, ex-guitarrista do Nazareth, morre aos 80 anos

Informação foi confirmada por neto do músico; causa do falecimento não foi divulgada

Morreu aos 80 anos o guitarrista Manny Charlton, conhecido especialmente pelo trabalho com o Nazareth. A informação foi divulgada pelo neto do músico, Jamie, em uma publicação nas redes sociais e confirmada pelo Blabbermouth. A causa não foi divulgada.

Nascido na Espanha, Manuel “Manny” Charlton mudou-se com sua família para a Escócia aos 2 anos de idade. Tocou em algumas bandas na juventude antes de formar o Nazareth em 1968 ao lado de outros músicos semiprofissionais da cena local: vocalista Dan McCafferty, o baixista Pete Agnew e o baterista Darrell Sweet.

Charlton permaneceu no grupo que o consagrou até o ano de 1990, participando de 17 álbuns de estúdio. Assinou ainda a produção de vários trabalhos, incluindo “Hair of the Dog” (1975), disco mais famoso da banda. Lançou também uma série de álbuns solo a partir de 1999.

Manny Charlton e Guns N’ Roses

O trabalho como produtor também foi requisitado pelo Guns N’ Roses, especialmente porque o vocalista Axl Rose queria “o cara de ‘Hair of the Dog’” conduzindo as gravações do álbum de estreia da banda, “Appetite for Destruction” (1987). Chegou a registrar várias sessões em estúdio do grupo no estúdio Sound City, em junho de 1986, mas precisou retornar à Europa para seus compromissos com o Nazareth.

A função acabou assumida por Mike Clink. O material feito com Charlton está presente no relançamento deluxe de “Appetite for Destruction” disponibilizado em 2018 (disco três).

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Facebook | YouTube.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Posts Relacionados
Total
69
Share