Quando B.B. King explicou a diferença entre ele e Stevie Ray Vaughan

Músicos tiveram relação de pai e filho, conforme destacado pelo veterano bluesman

B.B. King e Stevie Ray Vaughan construíram uma relação diferenciada entre músicos de diferentes gerações. A proximidade era de pai e filho, como o mais velho lembrou em declaração ao documentário A Tribute to Stevie Ray Vaughan.

Conforme transcrição do site Far Out Magazine, ele declarou:

“Stevie mostrava de muitas maneiras que não tinha apenas talento, mas também o feeling para tocar blues. Suas mãos pareciam perfeitas do jeito que se moviam pela guitarra.

Conheci-o junto de seu irmão Jimmie e nossa comunicação começou a ser mais como uma relação paternal. Éramos muito, muito próximos. Ele vinha até mim quando tinha problemas, me chamava e conversávamos. Eu o amava.”

- Advertisement -

No entanto, King ressalta que musicalmente os dois eram muito diferentes.

“Quando eu toco é como conversar. Você diz sua frase aqui, eu solto uma frase ali. E então eu tenho que parar e pensar em outra coisa para manter a conversa.

Stevie não era assim. Ele fluía enquanto tocava. Podia fazer algo acontecer em uma música e continuava sem parar. As ideias vinham continuamente. Eu não tenho isso. Não há muitas pessoas que ouço que o tenham.”

Leia também:  O surpreendente diferencial de se trabalhar com Axl Rose, segundo Josh Freese

Sobre Stevie Ray Vaughan

Nascido em Dallas, Texas, Stevie Ray Vaughan começou a tocar guitarra aos 7 anos, influenciado por seu irmão Jimmie. A partir de 1965, começou a se aventurar com bandas locais. Porém, a maioria dos grupos optava pela música pop, enquanto seu desejo era o blues. Com isso, vivia trocando de parceria.

Nos anos 1970, realizou suas primeiras gravações profissionais, com grupos como Cast of Thousands, Nightcrawlers e Paul Ray And The Cobras.

Em 1978, formou sua própria banda, o Double Trouble. Vendeu mais de 10 milhões de discos só nos Estados Unidos. A participação de Stevie no trabalho de David Bowie, na metade dos anos 1980, também ajudou a impulsionar o conjunto.

Morreu em um acidente de helicóptero no dia 27 de agosto de 1990. O piloto e integrantes da equipe de Eric Clapton, que estavam a bordo, também faleceram.

Leia também:  Gene Simmons e Tony Iommi cogitaram montar trio juntos

Sobre B.B. King

Nascido em Berclair, Mississippi, Riley B. King ganhou o nome artístico ao trabalhar como DJ e músico contratado da rádio WDIA em Memphis, Tennessee. O B.B. vem de Blues Boy.

Comprou sua primeira guitarra aos 12 anos, pagando 15 dólares. Seu estilo foi forjado a partir da dificuldade de tocar e cantar ao mesmo tempo, dando prioridade a notas prolongadas e passagens intercaladas da voz com o instrumento.

Morreu dia 14 de maio de 2015, em decorrência de complicações causadas pelo diabetes. Fez mais de 15 mil shows em toda a carreira. É até hoje o maior vencedor do Grammy Awards no blues, conquistando 15 estatuetas em 30 indicações.

*Foto da matéria: Heinrich Klaffs / CC-BY-SA 2.0

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesQuando B.B. King explicou a diferença entre ele e Stevie Ray Vaughan
João Renato Alves
João Renato Alveshttps://twitter.com/vandohalen
João Renato Alves é jornalista, 40 anos, graduado pela Universidade de Cruz Alta (RS) e pós-graduado em Comunicação e Mídias Digitais. Colabora com o Whiplash desde 2002 e administra as páginas da Van do Halen desde 2009. Começou a ouvir Rock na primeira metade dos anos 1990 e nunca mais parou.

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades