Estúdio de “Top Gun: Maverick” é processado por direitos autorais

Filme de 1986 creditou inspiração obtida por artigo de revista publicado em 1983, mas sequência lançada neste ano não cita publicação

O sucesso de “Top Gun: Maverick” nos cinemas pode estar ameaçado com um processo judicial movido contra o estúdio Paramount Pictures, responsável pelo filme. A ação é da família do jornalista Ehud Yonay, que escreveu em 1983 um artigo em uma revista que serviu como base para o primeiro longa estrelado por Tom Cruise, de 1986.

De acordo com a Variety, Shosh e Yuval Yonay, filhos de Ehud, afirmam que após 35 anos da publicação do artigo, completados em 2018, a Paramount deveria pagar uma nova quantia para manter os direitos sobre o texto original, o que não foi feito. Sendo “Top Gun: Maverick” uma sequência, a obra ainda traz inspiração do artigo e não credita o seu autor, como foi feito no primeiro filme.

- Advertisement -

Para resolver a questão, a família Yonay pede que o estúdio pague uma indenização pelos direitos autores não respeitados e ainda que o longa seja retirado dos cinemas. Até o momento, “Top Gun: Maverick” já faturou mais de US$ 557 milhões na bilheteria mundial, além de ter feito bastante sucesso em meio à crítica especializada.

Leia também:  Steve Morse mantém contato com ex-colegas de Deep Purple? Ele responde

Em sua defesa, a Paramount Pictures disse, em nota, que a alegação dos Yonay é infundada. Os direitos teriam retornado à família após um processo de dois anos, só em 2020, e nesta data o longa já estava praticamente finalizado. O estúdio vai recorrer da acusação.

Sobre “Top Gun: Maverick”

A produção de “Top Gun: Maverick” foi adiada duas vezes: em 2019 por conta da complexidade das cenas com aviões e no ano seguinte devido à pandemia. Além de Tom Cruise, o elenco conta com nomes como Miles Teller, Jennifer Connelly, John Hamm e Glen Powell.

Porém, a obra finalmente está em cartaz. A direção é de Joseph Kosinski, com roteiro escrito por Ehren Kruger, Eric Warren Singer e Christopher McQuarrie. A sinopse oficial detalha a história da seguinte forma:

“Depois de mais de trinta anos de serviço como um dos principais aviadores da Marinha, Pete ‘Maverick’ Mitchell (Tom Cruise) está onde pertence: é um corajoso piloto de testes e continua evitando o seu avanço na patente, que o colocaria fora das aeronaves. Quando ele precisa treinar um destacamento de graduados TOP GUN para uma missão especializada da qual nenhum piloto vivo jamais participou, Maverick conhece o tenente Bradley Bradshaw (Miles Teller), conhecido como ‘Rooster’, filho do falecido amigo de Maverick e Oficial de Interceptação de Radar, tenente Nick Bradshaw, também conhecido como “Goose”.

Enfrentando um futuro incerto e confrontando os fantasmas de seu passado, Maverick é arrastado a uma luta com seus medos mais profundos, culminando em uma missão que exige um sacrifício final daqueles que serão escolhidos para voar.”

Leia também:  Último membro original do Moody Blues, Mike Pinder morre aos 82 anos

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioNotíciasEstúdio de “Top Gun: Maverick” é processado por direitos autorais
André Luiz Fernandes
André Luiz Fernandes
André Luiz Fernandes é jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Interessado em música desde a infância, teve um blog sobre discos de hard rock/metal antes da graduação e é considerado o melhor baixista do prédio onde mora. Tem passagens por Ei Nerd e Estadão.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades