Volta da Creem, clássica publicação sobre música, é anunciada

Revista americana disponibilizou acervo online e voltará a produzir no formato web, inicialmente com newsletter semanal

Após 3 décadas fora de circulação, a Creem será retomada. A publicação americana disponibilizou seu arquivo online – contendo material de 1969 a 1989 – e voltará a produzir no formato, inicialmente com a newsletter semanal Fresh Creem.

Fundada em Detroit, a revista foi atuante no surgimento de movimentos como o heavy metal, punk rock (ao qual cunhou a denominação em 1971), new wave e outros fenômenos culturais.

- Advertisement -

Também foi através dela que músicos, jornalistas e escritores cultuados deram os primeiros passos, como Dave Marsh, Lester Bangs, Patti Smith e Cameron Crowe. A editora Jaan Uhelszki, uma das primeiras mulheres na imprensa do rock, falou à Rolling Stone sobre o significado do que construíram no passado.

“A Creem foi o único lugar onde eu senti que fazia parte de algo maior do que eu. Todos os primeiros funcionários, por acaso, encontraram nosso caminho para um antigo prédio bancário de três andares quebrado no centro de Detroit. Era como se fôssemos personagens de ‘Contatos Imediatos do Terceiro Grau’, precisando se unir para entender. Tínhamos certeza de que havia revelação no que estávamos ouvindo, fosse o Velvet Underground ou os Stooges.”

O retorno acontece com o mesmo idealismo de outrora, mesmo em um mundo diferente.

“Todos nós fomos reunidos pela crença de que uma música pode mudar sua vida e, nos casos mais extremos, salvá-la. Ben Edmonds (escritor) costumava dizer: ‘Nós nem gostávamos um do outro, não tínhamos nada em comum. Mas todos nós tivemos o mesmo sonho.’ Eu ainda tenho esse sonho. E, felizmente, encontrei novamente pessoas que também têm.”

A notícia sucede o documentário “Creem: America’s Only Rock ‘n’ Roll Magazine”, lançado em 2020. Além de Uhelszki, a nova Creem será liderada pelo CEO John Martin (ex-Vice) e JJ Kramer, filho do cofundador da revista, Barry Kramer.

Leia também:  Filme “Deadpool & Wolverine” ganha primeiro trailer; assista

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioNotíciasVolta da Creem, clássica publicação sobre música, é anunciada
João Renato Alves
João Renato Alveshttps://twitter.com/vandohalen
João Renato Alves é jornalista, 40 anos, graduado pela Universidade de Cruz Alta (RS) e pós-graduado em Comunicação e Mídias Digitais. Colabora com o Whiplash desde 2002 e administra as páginas da Van do Halen desde 2009. Começou a ouvir Rock na primeira metade dos anos 1990 e nunca mais parou.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades