Pete Townshend relembrou seu antigo colega de The Who, o baterista Keith Moon, em depoimento à série Words + Music, da Audible. O guitarrista e eventual vocalista da banda reconheceu ter ficado chocado com a morte do amigo, que realmente parecia estar se dedicando a manter hábitos menos destrutivos nos últimos dias de vida.
Conforme transcrito pela Guitar World, ele declarou:
“O maior choque foi que ele realmente estava se esforçando para ficar bem. E parecia estar dando certo. Nas duas semanas antes da morte, me ligava todas as noites, ali por onze e meia para dizer que me amava e para eu dormir bem.
No fim das contas, o que o matou foi justamente o remédio que estava tomando, Heminevrin, um anticonvulsivo.”
Townshend ainda revelou ter pensado em deixar o The Who antes da morte de Moon. A decisão foi tomada durante as gravações do último disco da formação clássica.
“Concluí que deveria sair nas sessões de ‘Who Are You’ (1978). Estávamos gravando ‘Music Must Change’ e Keith não conseguia sequer acompanhar a melodia dela, que é muito simples. Tivemos que usar alguns efeitos para disfarçar. Só mudei de ideia após seu falecimento, pois senti que precisava honrá-lo.”
Keith Moon, o baterista do The Who
Nascido em Wembley, Inglaterra, Keith John Moon era uma criança hiperativa. Seu professor de artes o descreveu em registro como “retardado artisticamente, idiota em outros aspectos”. Após ter aulas com Carlo Little, baterista do Screaming Lord Sutch, integrou suas primeiras bandas, o The Escorts e o The Beachcombers.
Em 1964 se juntou ao The Who, substituindo Doug Sandom. Tornou-se a figura mais carismática junto aos fãs, além de ser reconhecido como um dos principais músicos de todos os tempos, muito por conta de seu jeito pouco usual de abordar o instrumento.
Morreu no dia 7 de setembro de 1978, em decorrência de uma overdose medicamentosa agravada pelo consumo excessivo de álcool. Keith era padrinho de Zak Starkey, filho de Ringo Starr (Beatles) e seu atual substituto na banda que o consagrou.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Facebook | YouTube.