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Netflix deve lançar plano mais barato com propagandas, segundo co-CEO

Decisão foi tomada após gigante do streaming mundial perder 200 mil assinantes em 3 meses; novidade deve ser implantada em um ou 2 anos

Reed Hastings, co-CEO da Netflix, afirmou durante teleconferência de lucros trimestrais da empresa que “nos próximos um ou dois anos” a gigante do streaming mundial deve permitir publicidade na plataforma. O objetivo é, conforme apontado em reportagem do The Hollywood Reporter, oferecer planos mais baratos.

A mudança chega em um momento em que a empresa confirmou a perda de 200 mil assinantes em três meses. Hastings justificou a decisão:

“Permitir que os consumidores que gostariam de ter um preço mais baixo e são tolerantes à publicidade consigam o que querem, faz sentido. Deu certo para a Hulu, para a HBO Max.

Em termos de potencial de lucro, o mercado de anúncios online avançou e agora você não precisa incorporar todas as informações sobre as pessoas que costumava. Podemos ficar de fora disso e realmente estar focados em nossos membros, criando essa ótima experiência.”

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A mudança para adotar a publicidade é bastante radical para a Netflix, que resistiu à publicidade em seu serviço desde o início. Contudo, com o crescimento de assinantes em declínio, o potencial de trazer novos usuários mais sensíveis ao preço para o ecossistema está se mostrando grande demais para ser ignorado.

A decisão também valida o investimento do setor de publicidade em streaming, com muitos profissionais de marketing pressionando para que a gigante do streaming os deixe anunciar no serviço.

Queda de assinantes

Nesta semana, a Netflix confirmou ter apresentado queda global no número de assinantes pela primeira vez em uma década. Ao todo 200 mil clientes deixaram o serviço no primeiro trimestre de 2022, de acordo com dados liberados para a mídia.

Atualmente, são 221,64 milhões as contas ativas em comparação aos 221,84 milhões do final de 2021. O resultado causou impacto na empresa, que estimava um acréscimo de 2,5 milhões novos usuários entre janeiro e março.

Em nota oficial, a plataforma avaliou alguns aspectos que podem ter levado ao declínio.

“Nosso crescimento de receita desacelerou consideravelmente, como mostram os resultados e previsões. O streaming está conquistando o linear, como prevíamos, e os títulos da Netflix são muito populares globalmente. No entanto, nossa penetração familiar relativamente alta – ao incluir o grande número de famílias que compartilham contas – combinada com a concorrência, está criando ventos contrários no crescimento da receita. O grande impulso da Covid-19 para o streaming obscureceu a imagem até recentemente.”

Um detalhe importante a ser ressaltado é que a empresa suspendeu seus serviços para a Rússia, em protesto contra a invasão do país à Ucrânia. Com apenas um ano de atuação no mercado local, a plataforma contava com cerca de um milhão de assinantes no território.

Sobre a Netflix

Fundada em 1997, nos Estados Unidos, a Netflix funcionava originalmente como um serviço de entregas de filmes pelo correio. Com o surgimento do streaming, as atividades no ramo tiveram início em 2007.

Atualmente, a empresa chega a 190 países. No Brasil, passou a operar em setembro de 2011. Levantamentos recentes indicam que entre 10 e 15 milhões do total de assinantes morem por aqui.

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Adreana Oliveira
Adreana Oliveirahttps://uberground.com.br/
Adreana Oliveira é jornalista graduada pelo Centro Universitário do Triângulo (Unitri), com mestrado em Tecnologias, Comunicação e Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Tem 20 anos de atuação no mercado, com ênfase no jornalismo cultural. Titular por 12 anos da Coluna Novo Som, do extinto Correio de Uberlândia. Atualmente é produtora de TV e editora do site Uberground. Mãe do Nicholas, responsável por colocar animesongs em sua playlist.

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