Durante as comemorações do Dia de São Patrício, realizadas na última quinta-feira (17), um poema de Bono, vocalista do U2, foi lido no Capitólio em Washington, Estados Unidos.
A responsável pela declamação foi a presidente da câmara dos representantes, Nancy Pelosi, causando risos constrangidos entre os presentes. A criação do músico irlandês faz uma analogia entre o difundidor da religião católica em seu país com Volodymyr Zelensky, presidente ucraniano.
Posteriormente, através das redes sociais da banda, Bono se manifestou dizendo que anualmente envia um poema à democrata, que é sua amiga. Também ressaltou que a ideia não era de que ele fosse lido em público. Porém, reforçou que junto de seus colegas de grupo, está ao lado da Ucrânia e de seu líder.
Diz o poema:
“Oh, São Patrício, ele expulsou as cobras com suas orações
Mas isso não é tudo o que é preciso
Pois a cobra simboliza
Um mal que sobe e se esconde em seu coração enquanto ele se rompeE o mal ressuscitou, meus amigos, da escuridão que vive em alguns homens
Mas na tristeza e medo é quando os santos podem aparecer
Para expulsar essas velhas cobras mais uma vezE eles lutam para que estejamos livres do psicopata nesta família humana
A tristeza e a dor da Irlanda é agora a da Ucrânia
E o nome de São Patrício agora é Zelensky”
Roger Waters critica Bono
A repercussão foi, em sua maioria, negativa. Entre os críticos, está Roger Waters. Através de seu Twitter, o músico comentou:
“Não é suficiente que o idiota do Bono vá e conviva com os oligarcas em Davos todos os anos sem fazer com que a idiota Nancy Pelosi nos impusesse seu poema de merda?”
Recentemente, o líder do Pink Floyd em seu auge criticou a invasão russa à Ucrânia e questionou a sanidade de Vladimir Putin em carta aberta, que pode ser lida clicando aqui. Também questionou as lamentações de manifestações na imprensa para com a situação, diferentes de quando situações semelhantes em países que não fazem parte da Europa e/ou não são de maioria branca.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Facebook | YouTube.