A curiosa estratégia do Scorpions para sobreviver ao grunge nos anos 1990

Rudolf Schenker revelou que sua banda começou a se apresentar em locais fora do habitual, sem tentar enfrentar grupos em alta nos mercados principais

Muitas bandas adeptas do hard rock/heavy metal sofreram grande abalo com a chegada do grunge no início dos anos 1990. O movimento, encabeçado por Nirvana, Pearl Jam, Soundgarden e Alice in Chains, promoveu uma mudança mercadológica irreversível para quem não tinha uma estrutura forte apoiando seu trabalho. 

Mas alguns conseguiram sobreviver e seguir em frente. Com bagagem superior a duas décadas àquela altura, o Scorpions resolveu explorar novas possibilidades geográficas e se deu bem, como lembrou o guitarrista Rudolf Schenker à Metal Hammer.

“Partimos para nos apresentar em lugares fora do habitual. Tocamos em grandes estádios na Tailândia, Filipinas e Indonésia. Por que tentar enfrentar o grunge na Europa e Estados Unidos quando podíamos fazer algo diferente na Rússia, Taiwan e afins? Éramos outra geração de alemães chegando a Moscou, mas desta vez sem tanques. Levávamos guitarras, paz e amor. Foi um período em que vendemos mais discos que Michael Jackson na Tailândia, por exemplo.”

- Advertisement -
Leia também:  Jon Bon Jovi relembra show na União Soviética para manter empresário fora da prisão

O músico relembrou um comentário feito por colegas de outra banda, o Metallica, a respeito de sua incansável agenda de turnê.

“Há uma entrevista com o Metallica e não me lembro se foi James (Hetfield, vocalista e guitarrista) ou Kirk (Hammett, guitarrista) que foi perguntado em quantos países eles tocaram, daí a resposta foi: ‘não tantos quanto os Scorpions!’.”

Scorpions na ativa

Rock Believer”, novo álbum do Scorpions, sai no próximo dia 25 de fevereiro. É o 19º trabalho de inéditas da carreira do grupo, o primeiro gravado com Mikkey Dee (Motörhead, King Diamond) na bateria.

Leia também:  Scorpions ganha disco de ouro no Brasil com “Wind of Change”

No último dia 9 de fevereiro, “Lonesome Crow”, disco de estreia da banda, completou cinquenta anos de lançamento.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesA curiosa estratégia do Scorpions para sobreviver ao grunge nos anos 1990
João Renato Alves
João Renato Alveshttps://twitter.com/vandohalen
João Renato Alves é jornalista, 40 anos, graduado pela Universidade de Cruz Alta (RS) e pós-graduado em Comunicação e Mídias Digitais. Colabora com o Whiplash desde 2002 e administra as páginas da Van do Halen desde 2009. Começou a ouvir Rock na primeira metade dos anos 1990 e nunca mais parou.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas notícias

Curiosidades