Morre Jon Zazula, criador da Megaforce Records e figura histórica do metal oitentista

Selo independente fundado por Jonny Z ajudou a impulsionar o Metallica, além de trabalhar com Anthrax, Testament e Overkill, entre outros

Morreu nesta terça-feira (1º) Jon “Jonny Z” Zazula. Ele tinha 69 anos e foi o fundador da Megaforce Records, gravadora independente que ajudou a alavancar as carreiras de nomes seminais do heavy metal. O maior deles foi o Metallica, que lançou seus dois primeiros discos, “Kill ‘Em All” (1983) e “Ride the Lightning” (1984) pela companhia.

Entre outros artistas que fizeram parte do cast da empresa estão Anthrax, Testament, Overkill, S.O.D., Vio-lence, Manowar e Mercyful Fate. A gravadora ainda bancou nomes de outras vertentes do Rock, se destacando Skid Row, Ace Frehley, The Black Crowes, Bad Brains e Ministry.

- Advertisement -

A esposa de Jon, Marsha, com quem fundou a Megaforce, faleceu de câncer no dia 10 de janeiro do ano passado.

Leia também:  As músicas com riffs de guitarra mais pesquisados, segundo estudo

Jonny Z e Megaforce Records

Jon Zazula, ou Jonny Z, começou a se envolver com música após fundar a loja de discos Rock N’ Roll Heaven em Nova Jersey. O local se tornou ponto de encontro dos headbangers da Costa Leste dos Estados Unidos.

No inverno de 1982, recebeu uma fita demo do Metallica, então um grupo iniciante sem apoio. Empolgado pelo que ouviu, fundou a Megaforce com Marsha para ajudá-los.

A repercussão dos primeiros discos disponibilizados transformou a companhia na principal referência em lançamentos de heavy metal no país.

Em 2019 lançou sua biografia, “Heavy Tales: The Metal. The Music. The Madness. As Lived By Jon Zazula”. Deixa três filhos e netos.

Leia também:  Câmara dos Deputados aprova projeto da “Lei Taylor Swift”

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioNotíciasMorre Jon Zazula, criador da Megaforce Records e figura histórica do metal...
Igor Miranda
Igor Miranda
Igor Miranda é jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com pós-graduação em Jornalismo Digital. Escreve sobre música desde 2007. Além de editar este site, é colaborador da Rolling Stone Brasil. Trabalhou para veículos como Whiplash.Net, portal Cifras, revista Guitarload, jornal Correio de Uberlândia, entre outros. Instagram, Twitter e Facebook: @igormirandasite.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades