David Bowie se chateou após “Toy” ser descartado por gravadora, diz pianista

Álbum feito no ano 2000 ficou engavetado até o fim de 2021, mas suas faixas acabaram pirateadas ao longo de todos esses anos

Gravado por David Bowie em 2000, o álbum “Toy” deveria ter saído no ano seguinte, mas acabou engavetado pela gravadora até novembro último. O trabalho contava com composições inéditas do artista e novas versões para canções originalmente registradas entre 1964 e 1971.

Como se pode imaginar, o protagonista da obra ficou furioso com o arquivamento do projeto. O fato foi corroborado pelo pianista Mike Garson ao Ultimate Classic Rock.

“Ele ficou muito chateado com a situação e eu também. Não se joga fora um disco de David Bowie. Em alguns meses, todas as faixas já estavam sendo pirateadas online pelos fãs, mas fico feliz que agora o material esteja saindo de forma oficial.”

- Advertisement -

Felizes e afiados

O músico classificou as sessões de gravação como um momento de felicidade no estúdio Sear Sound, em Nova York.

“Tínhamos acabado de voltar de uma turnê, estávamos afiados. Simplesmente tocamos ao vivo e deixamos fluir. David estava com saúde e alegre. Acredito que conseguimos melhorar algumas músicas antigas. Não eram clássicos como ‘Life on Mars?’ ou ‘Space Oddity’, mas eram legais, divertidas.”

Leia também:  Mark Tremonti faz 50 anos; veja outros fatos da música em 18 de abril

David Bowie e Toy

“Toy” foi lançado inicialmente como parte da caixa “Brilliant Adventure (1992–2001)”. Nesta sexta-feira (7), ganhou edição deluxe chamada “Toy:Box”, trazendo takes e mixagens alternativas, além de b-sides exclusivos. Ouça abaixo, via Spotify.

As sementes desse trabalho foram plantadas em 1999, durante a produção de um episódio de VH1 Storytellers. David Bowie queria tocar algo de sua carreira que fosse anterior a “Space Oddity”, então, ele voltou a 1966 e tirou o pó da música “Can’t Help Thinking About Me” pela primeira vez em trinta anos.

A faixa permaneceu no setlist da turnê do álbum “Hours” e, no início de 2000, Bowie e o produtor Mark Plati compilaram uma lista de algumas das primeiras canções de Bowie para regravação.

Leia também:  Em SP, festival Mulheres n@ Punk traz shows gratuitos e feira de economia criativa

“Toy” foi gravado após a performance do cantor no festival Glastonbury, em 2000. Na época, ele entrou no estúdio para gravar novas interpretações de músicas gravadas entre 1964 a 1971. O planejamento envolvia gravar o material de forma “old school”, com a banda tocando ao vivo, escolher as melhores versões e então lançá-lo o mais rápido possível.

Infelizmente, em 2001, o conceito de lançamento-surpresa de um álbum e a tecnologia para apoiar isso ainda não estavam disponíveis. Então, “Toy” acabou sendo engavetado. O cantor prosseguiu então para algo novo, que começou com um punhado de novas músicas das mesmas sessões, que acabaram se tornando o álbum “Heathen”, lançado em 2002.

David Bowie – “Toy” (tracklist convencional)

  1. I Dig Everything
  2. You’ve Got A Habit Of Leaving
  3. The London Boys
  4. Karma Man
  5. Conversation Piece
  6. Shadow Man
  7. Let Me Sleep Beside You
  8. Hole In The Ground
  9. Baby Loves That Way
  10. Can’t Help Thinking About Me
  11. Silly Boy Blue
  12. Toy (Your Turn To Drive)
ESCOLHAS DO EDITOR
InícioNotíciasDavid Bowie se chateou após "Toy" ser descartado por gravadora, diz pianista
João Renato Alves
João Renato Alveshttps://twitter.com/vandohalen
João Renato Alves é jornalista, 40 anos, graduado pela Universidade de Cruz Alta (RS) e pós-graduado em Comunicação e Mídias Digitais. Colabora com o Whiplash desde 2002 e administra as páginas da Van do Halen desde 2009. Começou a ouvir Rock na primeira metade dos anos 1990 e nunca mais parou.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades