Um dos aspectos mais lembrados do álbum de estreia do Arctic Monkeys, “Whatever People Say I Am, That’s What I’m Not” (2006), é sua capa. Um homem aparece fumando na arte que estampa o famoso disco, responsável por emplacar músicas como “I Bet You Look Good on the Dancefloor”, “When the Sun Goes Down” e “Mardy Bum”.
Mas afinal, quem é e o que aconteceu com o homem que aparece fumando na imagem?
O modelo de Whatever People Say I Am, That’s What I’m Not
Bem, até 2017 pelo menos, ele não havia mudado tanto assim.
O nome do “modelo” que pode ser visto abaixo é Chris McClure. Ele era amigo de Andy Nicholson, baixista da banda na época.
Além de ser o vocalista de sua própria banda, o The Violet May, ele também é irmão de Jon McClure, frontman do Reverend and The Makers. Esta é uma foto dele de 2017, diretamente de seu perfil no Twitter, onde ele parece ser bem ativo.
Já a imagem a seguir é mais recente – sendo mais específico, de 2021.
Arctic Monkeys e Chris McClure
Em entrevista ao jornal The Guardian, em 2016, Chris McClure revelou que a foto de “Whatever People Say I Am, That’s What I’m Not” foi feita no subsolo do bar Korova, localizado em Liverpool.
A expressão facial de quem aproveitou bastante a noite não é uma coincidência e nem foi feita apenas para sair na foto: ele e alguns amigos realmente “enfiaram o pé na jaca”, com tudo sendo bancado pelo Arctic Monkeys.
“(A ordem era) ’Saiam e fiquem bêbados – voltem depois da meia-noite’. Eles nos deram uma quantia em dinheiro, literalmente centenas de libras. Éramos jovens e fizemos o máximo que podíamos com aquilo.
Quando cheguei de volta, já passava das 2 da manhã. Havia um lugar abaixo do bar e fizemos as fotos lá, apenas comigo sentado em um banco. Eles me deram mais whisky e eu vomitei na metade. Tudo estava borrado.”
Ligações e críticas
Quando o álbum foi lançado, Chris McClure se lembra de ter recebido muitas ligações de amigos. Todos queriam entender como uma foto dele completamente bêbado foi parar lá.
A capa ainda sofreu críticas do NHS, o sistema de saúde britânico, que acreditava que a imagem incentivava o tabagismo. Apesar das reclamações, não houve censura.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Facebook | YouTube.