Kurt Cobain e Buzz Osborne foram amigos desde a adolescência, quando cresceram em pequenas cidades do estado de Washington. Entretanto, a relação foi prejudicada quando o líder do Nirvana foi convidado a produzir “Houdini” (1993), álbum que marcava a estreia do Melvins em uma grande gravadora.
Osborne descreveu à Metal Hammer a situação de Cobain quando deveria ter sido o produtor do disco.
“Ele estava uma bagunça, drogado o tempo todo, especialmente na parte final dos trabalhos. Fui até o escritório da Atlantic e disse que não dava para continuar. Não tinha interesse em expor seus problemas pessoais, só queria tirá-lo do projeto. Desfizemos a parceria e contratamos GGGarth Richardson, que havia produzido o Rage Against the Machine.”
Apesar do desgaste, o nome de Kurt Cobain apareceu nos créditos do álbum, assim como sua participação tocando guitarra em “Sky Pup” e percussão em “Spread Eagle Beagle”. A tracklist ainda contava com uma versão para “Goin’ Blind”, do Kiss.
“Houdini” vendeu 110 mil cópias à época do lançamento. O que seria um sucesso para os padrões atuais sequer colocou o Melvins no top 100 americano à época.
Contrato com gravadora
Ao comentar sobre o que despertou interesse de uma gravadora major em sua banda, Buzz Osborne foi seco e direto na resposta: eles simplesmente estavam contratando todo mundo que tivesse a ver com a então ascendente cena de Seattle.
“O Nirvana e o Soundgarden vendiam muito. Sabíamos que não atingiríamos o mesmo patamar, só queríamos lançar algo com eles, divulgar o nosso nome e seguir em frente. Era puramente uma questão de negócios.”
Melvins e Nirvana
A importância do Melvins na história do Nirvana é reconhecida. Kurt Cobain conheceu o baixista Krist Novoselic em um ensaio do grupo em Aberdeen, Washington.
A primeira banda de Cobain, Fecal Matter, contou com Dale Crover, baterista do Melvins. Osborne também entrou mais tarde, tocando baixo. “Downer” e “Spank Thru”, músicas que fariam parte do repertório do Nirvana, são dessa época.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Facebook | YouTube.