Principal mente por trás do Delain, o compositor e produtor holandês Martijn Westerholt está lançando um novo projeto. O Eye of Melian conta com a letrista americana Robin La Joy, a vocalista Johanna Kurkela (Auri, Tuomas Holopainen) e o arranjador Mikko P. Mustonen.
O grupo promete uma sonoridade sinfônica, influenciada por trilhas de cinema e temática lírica inspirada em livros de fantasia, com ênfase nas obras de Tolkien.
O álbum de estreia está previsto para ser lançado em 2022. “The Bell”, primeiro single, pode ser conferido abaixo. Entre os músicos convidados estão o multi-instrumentista Troy Donockley (Nightwish, Auri) e a artista celta Leah.
A ideia por trás do Eye of Melian
Em comunicado enviado à imprensa, o grupo se apresentou:
“Somos o Eye of Melian, composto por uma irmandade de quatro pessoas diferentes de três países diferentes – Holanda, Estados Unidos e Finlândia. Todos somos fãs de fantasia nerd e compartilhamos a paixão pela música etérea e sinfônica. Portanto, tivemos uma experiência incrivelmente empolgante ao iniciar esta jornada, criando arte inspirada na fantasia para compartilhar com todos os espíritos afins.”
Sem gravadora
O coletivo fez questão de declarar sua proposta independente, sem ceder a pressões por formatos pré-estabelecidos.
“Nenhuma gravadora está dando ordens. Por causa disso, dependemos muito de pessoas que compartilham nossa obra com outras. Nossa música é criada para soar como se tivesse saído direto de uma trilha sonora de filme de fantasia. Nossas letras contêm fantasia poética / temas do tipo Tolkien – embora nem sempre as referências sejam diretas a ele, definitivamente existem algumas.”
Mais detalhes sobre o projeto serão revelados nas próximas semanas, incluindo a tracklist da estreia e mais convidados.