Como terremoto e mixagem atrasaram o lançamento de “Led Zeppelin IV”

Tumultuado trabalho posterior às gravações foi comandado por Andy Johns, falecido em 2013

Falecido em 2013, o engenheiro de som Andy Johns trabalhou na produção de “Led Zeppelin IV”, clássico álbum do Led Zeppelin lançado em novembro de 1971.

Em 2009, o profissional revelou alguns detalhes do processo de gravação e pós-produção do disco em entrevista ao Music Radar. Ele destacou as dificuldades da mixagem, cujas sessões começaram no Sunset Sound Studios, em Los Angeles, Estados Unidos.

- Advertisement -

Em fevereiro de 1971, a região do sul da Califórnia sofre forte abalo por conta de um terremoto. Ao todo, 65 pessoas morreram e mais de duas mil ficaram feridas. Os prejuízos giraram em torno de 550 milhões de dólares.

Isso acabou impactando no trabalho feito em “Led Zeppelin IV”, de acordo com Johns.

“Eu mixei um álbum com Gary Wright no Sunset e havia alguns trabalhos maravilhosos saindo de lá. Chegamos logo depois do ocorrido e estávamos correndo como maníacos. Em ‘Going to California’, há menção a um terremoto nas letras de Robert Plant. Lembro-me de Jimmy Page dizendo: ‘ah, não coloque isso aí, vai causar outro terremoto’. Eu disse: ‘oh, não seja tão estúpido, me dê um tempo!’

Então as fitas começaram a rolar e houve um tremor secundário. Totalmente coincidência, é claro, mas Jimmy estava convencido de que era o poder da música. Foi muito engraçado. Peter Grant (empresário da banda) se agarrava nos lados da cama, deitado. Ele era um personagem obstinado, mas estava petrificado com os terremotos. Todos pensaram que o lugar ia cair no oceano. E no final das contas, mixar o álbum foi um desastre absoluto. É por isso que não trabalhei com o Zeppelin novamente depois daquele álbum.”

Leia também:  Há 51 anos, o Led Zeppelin lançava “Houses of the Holy”; veja outros fatos da música em 28 de março

Outro estúdio, novos problemas para o Led Zeppelin

No fim das contas, a única mixagem aproveitada das sessões foi a de “When The Levee Breaks”. A saída imaginada foi refazer o resto no Olympic Studios, em Londres. Decisão que também se mostrou errada, segundo Andy Johns.

“Não era o melhor lugar para se trabalhar. Eu deveria ter escolhido o Island Studios. De qualquer forma, a primeira música passa e não soa muito bem. Jimmy e eu estamos sentados no chão com as cabeças nas mãos e perguntando: ‘que diabos é isso?’. Então tocamos o próximo e o próximo… e tudo parecia horrível. Os outros três caras estavam se virando e nos dando olhares engraçados.

Se fosse qualquer outra pessoa, eu teria sido expulso do projeto naquele momento. Jimmy disse: ‘bem, isso não é muito bom, é? Vamos para o (estúdio da gravadora) Island, onde deveríamos estar em primeiro lugar’.”

Leia também:  Quem são os homens na capa de “(What’s the Story) Morning Glory?”, do Oasis

Em função disso, o lançamento de “Led Zeppelin IV” foi atrasado em meses. A ideia era divulgar o álbum em abril de 1971, mas só em novembro o trabalho chegou a público. Além disso, Jimmy Page ficou responsável pela remixagem, realizada já em julho daquele ano.

Apesar de todos os atropelos e percalços, o material foi finalizado e se tornou um dos álbuns mais vendidos de todos os tempos, com cerca de 40 milhões de cópias comercializadas. Chegou ao primeiro lugar na Grã-Bretanha e segundo nos Estados Unidos, além de ter ganhado disco de ouro no Brasil.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesComo terremoto e mixagem atrasaram o lançamento de "Led Zeppelin IV"
João Renato Alves
João Renato Alveshttps://twitter.com/vandohalen
João Renato Alves é jornalista, 40 anos, graduado pela Universidade de Cruz Alta (RS) e pós-graduado em Comunicação e Mídias Digitais. Colabora com o Whiplash desde 2002 e administra as páginas da Van do Halen desde 2009. Começou a ouvir Rock na primeira metade dos anos 1990 e nunca mais parou.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas notícias

Curiosidades