Não dá para pensar em bandas do século atual que resgatam a sonoridade hard rock oitentista sem citar o Crazy Lixx entre os primeiros nomes. Com algumas mudanças de formação pelo caminho, os suecos conseguem manter uma constante de lançamentos, chegando a “Street Lethal”, sétimo trabalho de estúdio em 19 anos de carreira, número considerável levando em conta a realidade da indústria nas últimas décadas. E mais do que isso, alcançam a marca tendo total regularidade no aspecto qualidade.
“Street Lethal” – não confundir com o homônimo clássico underground do Racer X, de 1986 – é o terceiro desde que o line-up atual, com os guitarristas Chrisse Olson e Jens Lundgren, se estabeleceu. A sonoridade segue sendo o que se convencionou apelidar de hair metal, tanto para os adeptos quanto detratores. Ou seja, se o seu negócio é música com melodias grudentas, refrães grandiosos e clima festeiro, não dá para deixar passar o conteúdo aqui presente.
A produção ficou a cargo do vocalista Danny Rexon, que explora bem o potencial dos colegas e extrai uma pegada moderna sem deixar de remeter a seus heróis. Já a mixagem carrega o nome de Tobias Lindell, reconhecido por trabalhos recentes com H.E.A.T, Europe e Hardcore Superstar, entre outros. Em relação à performance, não dá para não destacar a já citada dupla das seis cordas, se alternando em riffs e solos de forma competente.
Após a intro “Enter the Dojo”, a dobradinha “Rise Above” e “Anthem for America” – primeiro single, pagando tributo aos ídolos do quinteto – deixam o ouvinte no clima para o resto do tracklist. Ainda dá para destacar a pegada quase AOR de “Reach Out”, remetendo a algo do Danger Danger, além de “One Fire – One Goal”, inesquecível desde a primeira escutada.
Como surpresa, a longa “Thief in the Night” encerra o disco mostrando o poder de fogo em uma pegada mais heavy metal. Deixa até uma curiosidade de como seria um trabalho completo nessa linha.
“New Religion” (2010), segundo disco da banda, ainda é seu ponto alto, além de ser um dos melhores álbuns lançados no estilo em tempos recentes. Porém, é indiscutível que o Crazy Lixx obteve uma estabilidade nos plays recentes, sempre oferecendo material interessante. “Street Lethal” não foge à regra e pode ser uma boa porta de entrada para quem ainda não conhece o grupo. Remete ao passado sem soar como mero pastiche saudosista.
Ouça “Street Lethal” a seguir, via Spotify, ou clique aqui para conferir em outras plataformas digitais.
Crazy Lixx – “Street Lethal”
- Enter The Dojo
- Rise Above
- Anthem For America
- The Power
- Reach Out
- Final Fury
- Street Lethal
- Caught Between The Rock N’ Roll
- In The Middle Of Nothing
- One Fire — One Goal
- Thief In The Night
O álbum está em minha playlist de lançamentos, atualizada semanalmente. Siga e dê o play: