Quatro décadas depois, o Abba, um dos grupos musicais mais bem-sucedidos da história, está de volta. O grupo acaba de divulgar “Voyage”, seu primeiro álbum de estúdio desde 1981.
Benny Andersson, Anni-Frid “Frida” Lyngstad, Agnetha Fälskog e Björn Ulvaeus encerraram as atividades do grupo ainda em 1982 – e não se reuniram mais. O grupo até chegou a se apresentar em um evento fechado, em 2016, tocando a música “Me and I”, mas era uma ocasião informal, não necessariamente uma volta.
Em 2018, a situação mudou de figura: o quarteto decidiu voltar com a intenção de trabalhar em músicas inéditas. Assim nasceu “Voyage”, que sucede “The Visitors” (1981) e chega a público por meio da gravadora Universal.
Como habitual, Benny, Björn, Frida, Agnetha são os responsáveis pelos vocais e backing vocals. Os dois primeiros também assinam a produção e a composição de todo o material. O grupo é acompanhado pelos seguintes músicos:
- Jan Bengtson – saxofone barítono, flauta
- Mats Englund – baixo (apenas na música “I Can Be That Woman”)
- Pär Grebacken – clarinete, saxofone tenor
- Per Lindvall – bateria, percussão
- Lasse Jonsson – guitarra
- Lasse Wellander – guitarra
- Margareta Bengtson – harpa
- International School of Stockholm Choir – coral
* Teclados e sintetizadores foram gravados por Benny Anderssson.
Em nota, o grupo comenta:
“Já faz um tempo desde que fizemos música juntos. Quase 40 anos, na verdade. Nós demos um tempo na primavera de 1982 e agora decidimos que é hora de encerrá-lo. Dizem que é imprudente deixar quase 40 anos entre álbuns, então gravamos uma sequência de ‘The Visitors’. Nós o chamamos simplesmente de ‘Voyage’ e estamos navegando em águas desconhecidas.”
Ouça “Voyage” a seguir, via Spotify, ou clique aqui para conferir em outras plataformas digitais.
Shows em holograma
As novidades não param por aí: o Abba irá se apresentar em várias datas no outono de 2022 (primavera no Hemisfério Norte) em uma arena construída exclusivamente para a ocasião, localizada no Queen Elizabeth Olympic Park, em Londres.
A performance, no entanto, será através de imagens digitais realizadas com captura de movimentos dos quatro integrantes. Na prática, são hologramas que retratam o visual dos artistas na juventude.
As imagens foram captadas ao longo de 2020 pela Industrial Light & Magic, empresa de efeitos especiais responsável por Star Wars. A ideia é apresentar uma verdadeira viagem no tempo para os 3 mil presentes em cada um dos shows – ao que tudo indica, com tudo gravado previamente, tanto movimentos quanto vocais.
O álbum está em minha playlist de lançamentos, atualizada sempre às sextas-feiras. Siga e dê o play:
Abba – “Voyage”
- I Still Have Faith in You
- When You Danced with Me
- Little Things
- Don’t Shut Me Down
- Just a Notion
- I Can Be That Woman
- Keep an Eye on Dan
- Bumblebee
- No Doubt About It
- Ode to Freedom