O Slipknot fez homenagens a dois falecidos ex-integrantes durante um show, no último dia 25 de setembro, em Indianola, no estado americano de Iowa. Ao fim da apresentação, realizada como parte do festival Knotfest Iowa 2021, a banda relembrou o baterista Joey Jordison, morto neste ano, e o baixista Paul Gray, que nos deixou em 2010.
Na ocasião, o repertório apresentado pelo Slipknot terminou com a música “Surfacing”, presente no álbum de estreia da banda, homônimo, lançado em 1999. A faixa é uma composição de Jordison e Gray, em parceria com o vocalista Corey Taylor.
Era, claro, um momento mais do que adequado para uma merecida homenagem aos dois músicos. Ao fim da canção, telões exibiram fotos de Joey e Paul com seus nomes e os números que receberam na banda, como é tradição – 1 para Jordison e 2 para Gray.
Assista ao momento no vídeo abaixo.
Slipknot homenageia Joey Jordison e Paul Gray
Paul Gray foi encontrado morto em um quarto de hotel no dia 24 de maio de 2010. O baixista, de 38 anos, morreu em função de uma overdose de morfina e fentanil.
Na ocasião de seu falecimento, ele ainda fazia parte do Slipknot, que dedicou seu álbum seguinte, “5: The Gray Chapter”, ao integrante. A vaga dele foi ocupada por Alessandro Venturella.
Por sua vez, Joey Jordison não fazia parte da banda desde 2013, em uma saída um tanto tumultuada, já que o baterista estava sofrendo com problemas de saúde – e a informação só foi revelada anos depois. Na época, ele foi substituído por Jay Weinberg, que segue no grupo.
A morte de Joey se deu em 26 de julho deste ano. Segundo sua família, o músico morreu dormindo, sem causas reveladas oficialmente.