A história de quando Pelé gravou um compacto com Elis Regina

Rei do Futebol aventurou-se com a música em diversas ocasiões; gravação envolvendo a saudosa Pimentinha ocorreu após jogo pela Seleção Brasileira em 1969

Não é segredo nenhum a paixão de Pelé pela música – uma das “áreas” na qual se sente mais à vontade depois do esporte que o tornou famoso.

O Rei do Futebol atua não só como cantor e instrumentista: ele é o compositor de mais de 100 músicas. Duas dessas obras, intituladas “Perdão não tem vez” e “Vexamão”, são lembradas por embalarem um dueto com Elis Regina.

- Advertisement -

As faixas foram gravadas e lançadas em 1969 num compacto chamado “Tabelinha”. Como toda a obra musical de Pelé, o material não chega perto de sua qualidade como jogador: nem o peso da voz de Elis Regina consegue engrandecer as canções.

Por outro lado, além de mostrarem a versatilidade de Pelé, as músicas servem como um retrato fiel daquele período da história.

Pelé, o cantor

Não são raras as imagens que mostra Pelé ao violão, tocando e cantando, seja nas concentrações de partidas do Santos ou da Seleção Brasileira. Apesar de não mostrar tanto talento para a coisa, o jogador se esforçava. Fã de Roberto Carlos e amigo de grandes nomes da MPB, ele sempre soube que, no fundo, a música não passaria de um hobby.

O mais próximo que o atleta chegou de se “profissionalizar” na carreira de músico foi quando lançou seu único álbum solo, “Ginga” (2006), em parceria com o maestro e arranjador Ruriá Duprat. A dupla quase gravou um segundo álbum em 2009, com o Rei do Futebol chamando até mesmo Bono (U2) para participar, mas a ideia não seguiu em frente.

Leia também:  O surpreendente maior artista da história na opinião de Bruce Dickinson

Pelé nunca perdeu oportunidades de fazer participações ou aparições públicas envolvendo música, inclusive em filmes (como sua própria cinebiografia, onde compôs toda a trilha sonora) e programas de TV. Chegou a realizar o sonho de cantar ao lado de Roberto Carlos em um especial de fim de ano – mesmo assim, no palco, só um dos dois podia ser chamado de Rei.

https://www.youtube.com/watch?v=wnJGDPzY7AY

A tabelinha com Elis Regina

Em 1969, durante o período das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 1970 – que renderia o tricampeonato mundial ao Brasil –, Pelé desenvolveu uma amizade com Elis Regina. A Seleção Brasileira ficava concentrada nas proximidades de onde a cantora morava no Rio de Janeiro.

Na época, Elis era casada com Ronaldo Bôscoli, profissional multimídia que também se tornou amigo do Rei do Futebol. O atleta, então, teve a ideia de gravar com Elis.

De início, a cantora recusou, chegando a brincar com a situação inusitada. Ela dizia:

“P**ra, Pelé! Eu nunca quis ser jogador do Santos e você quer concorrer comigo, ser cantor?”

Após certa insistência, os dois se acertaram para gravar duas músicas para o compacto, ambas composições do atleta: as já mencionadas “Perdão não tem vez” e “Vexamão”. As faixas não são lá grandes momentos de genialidade artística, mas talvez devido a amizade, a cantora topou e marcou uma gravação no Teatro da Praia, no Rio de Janeiro, para a noite de um domingo, 31 de agosto de 1969.

O problema era a agenda: neste mesmo dia, à tarde, o Brasil enfrentaria o Paraguai no Maracanã, em um jogo importante, valendo vaga na Copa do Mundo. Nada era certeza – e antes da diversão, Pelé precisava resolver sua situação no campo de futebol.

Leia também:  Steve Vai conta por que parceria com Ozzy Osbourne não foi para frente

A vitória

O jogo foi difícil e o Brasil venceu por 1×0, com gol marcado aos 13 minutos do segundo tempo. O autor? Pelé, evidentemente. Porém, o atleta terminou o jogo não só esgotado: ele estava rouco, por ter gritado muito com os colegas da Seleção.

Ainda assim, a gravação rolou. Mesmo estando praticamente afônico após a partida, o atleta cantou com Elis e sua banda.

As faixas são marcadas por diálogos informais entre a dupla. Em “Perdão não tem vez”, a cantora brinca, dizendo que o jogador escreveu a música enquanto estava com dor de cotovelo.

Por sua vez, “Vexamão” entrega o fato de que o próprio Pelé tinha noção de seus talentos como músico – ou da falta deles – com uma letra bem-humorada, cutucando “os puxas” que aplaudiam seu “lalalá” como se fosse bom.

Não era – assim como boa parte do que Pelé fez em sua carreira musical. Ainda assim, as faixas não deixam de ter sua importância. Além do vozeirão sempre arrasador de Elis, a simples presença do Rei do Futebol fez daquilo um momento histórico.

No fim das contas, tem coisa mais brasileira do que o carismático Rei do Futebol empunhando um violão e cantando em sua famosa e monótona voz?

* Texto desenvolvido em parceria por André Luiz Fernandes e Igor Miranda. Pauta e edição geral por Igor Miranda; redação e apuração adicional por André Luiz Fernandes.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesA história de quando Pelé gravou um compacto com Elis Regina
André Luiz Fernandes
André Luiz Fernandes
André Luiz Fernandes é jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Interessado em música desde a infância, teve um blog sobre discos de hard rock/metal antes da graduação e é considerado o melhor baixista do prédio onde mora. Tem passagens por Ei Nerd e Estadão.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades