Como foi a estreia da MTV Brasil e qual foi a programação dos primeiros dias

Estreia ocorreu em 20 de outubro de 1990, com direito a problema técnico; conteúdo importado e grade horária reduzida marcavam programação

Em 1990, a história da música brasileira na mídia mudava com a estreia da MTV Brasil. O canal, em sua versão controlada pelo Grupo Abril, já não existe mais desde 2013, mas certamente a iniciativa marcou época no país.

O início do projeto teve uma pegada bem moderna, ainda que bastante dependente de conteúdo de sua matriz, a MTV dos Estados Unidos.

- Advertisement -

Era um sábado, 20 de outubro de 1990, por volta do meio-dia, quando a MTV Brasil entrou no ar pela primeira vez. Inicialmente, o canal só estava disponível nas regiões metropolitanas de São Paulo e Rio de Janeiro – que concentravam boa parte de seu jovem público alvo.

A data da estreia teve que ser adiada duas vezes por uma série de questões técnicas. A ideia inicial era começar em julho, depois em setembro, mas só em outubro a emissora entrou no ar.

Primeiro dia, primeiro clipe, primeira transmissão

Ao meio-dia, a então VJ Astrid Fontenelle entrou no ar anunciando a estreia da MTV Brasil. Após a introdução, outra apresentadora, Cuca Lazzarotto, apresentou o primeiro clipe: “Garota de Ipanema” na versão de Marina Lima.

Já nessa primeira transmissão, surgiu o tropeço inaugural. Em São Paulo, tudo correu bem, mas no Rio de Janeiro, pela TV Corcovado, o som falhou por aproximadamente 1 minuto.

Leia também:  O surpreendente diferencial de se trabalhar com Axl Rose, segundo Josh Freese

Para resolver a situação, foi colocado o áudio da música “Money for Nothing”, do Dire Straits, enquanto o clipe de Marina Lima continuava passando. Típico!

Aliás, esse seria um bom indício da forma como a MTV Brasil funcionaria, especialmente em seus primórdios: às vezes aos trancos e barrancos, mas sempre trabalhando para oferecer o melhor conteúdo possível. Além disso, a proposta única de interagir com o público jovem e o inegável carisma dos VJs ofereceram um grande diferencial à emissora.

Programação dos primeiros dias

O jornal “O Estado de S. Paulo” dedicou uma página inteira a um anúncio com a programação completa da MTV Brasil em seus primeiros dias. Veja abaixo.

Uma reportagem também foi veiculada sobre o momento inicial da emissora. Veja a seguir ou clique aqui para conferir a imagem em sua definição completa.

O começo da MTV Brasil

Durante seus primeiros dias, a MTV Brasil ficava localizada em um prédio de estrutura simples, sem ar condicionado, localizado na Travessa Corupá, em São Paulo. O local sofria até com inundações, o que obrigou a emissora a buscar uma sede melhor: que foi encontrada na antiga sede da TV Tupi, no bairro do Sumaré, onde permaneceu até seus últimos dias.

Leia também:  O que Bruce Dickinson achou de Paul Di'Anno ao vê-lo cantar pela 1ª vez

A programação naquele começo era composta de 30% de conteúdo nacional, incluindo clipes de artistas brasileiros e conteúdo feito por aqui. Os outros 70% vinham de fora, com atrações como o famoso “Saturday Night Live“, além dos mais diversos videoclipes de artistas estrangeiros.

O horário de transmissão também era reduzido: um dos poucos canais UHF do Brasil na época (e o único da franquia no mundo até então com sinal aberto), a MTV Brasil entrava no ar só ao meio-dia, permanecendo até 1h ou 2h da manhã do dia seguinte, variando conforme as atrações.

Aos poucos, a situação foi mudando. Novos conteúdos chegavam, o tempo de grade foi ampliado, os artistas brasileiros foram “educados” a produzir videoclipes e o canal saiu do UHF, chegando ao cabo e à parabólica.

Com o tempo, a produção da própria MTV Brasil também aumentou consideravelmente, trazendo atrações que entraram para a história. A programação foi se diversificando e até mesmo se distanciando da música, diriam os críticos.

A história da emissora acabou em 2013 e muita gente nem imaginava o quanto a MTV Brasil iria deixar saudades.

* Texto desenvolvido em parceria por André Luiz Fernandes e Igor Miranda. Pauta e edição geral por Igor Miranda; redação e apuração adicional por André Luiz Fernandes.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesComo foi a estreia da MTV Brasil e qual foi a programação...
André Luiz Fernandes
André Luiz Fernandes
André Luiz Fernandes é jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Interessado em música desde a infância, teve um blog sobre discos de hard rock/metal antes da graduação e é considerado o melhor baixista do prédio onde mora. Tem passagens por Ei Nerd e Estadão.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades