O que pensa Jason Newsted sobre a falta de baixo em “…And Justice For All”, do Metallica

Álbum é um dos pontos altos da banda, mas a polêmica envolvendo a quase total ausência do baixo é grande até hoje

O baixo de Jason Newsted no álbum “…And Justice For All” (1988), do Metallica, é provavelmente um dos assuntos mais polêmicos da história do heavy metal. O instrumento está praticamente inaudível na mixagem final, passando despercebido por quem o escuta.

Curiosamente, mesmo com esse detalhe, o disco é um dos favoritos de muitos fãs do Metallica, que gostaram da sonoridade mais complexa e até progressiva adotada ali. Ainda assim, é praticamente consenso: o resultado final poderia ter sido diferente se o baixo fosse privilegiado na mixagem.

- Advertisement -

Mas o que o próprio Jason Newsted pensa sobre isso?

Em recente entrevista para a Metal Hammer, o músico revelou que ficou revoltado na primeira vez em que ouviu o resultado, praticamente sem baixo. No entanto, ele acabou por “defender” a opção sonora feita pelo vocalista/guitarrista James Hetfield e pelo baterista Lars Ulrich – este último, em especial, é apontado por muitos como o culpado pela ausência do instrumento em “…And Justice For All“.

“Lars e James eram a dupla original da banda ainda nos tempos de garagem. Eles sempre fizeram as gravações dessa maneira, desde (a demo de 1982) ‘No Life ‘Til Leather‘, eram Lars e James, guitarra e bateria. Na fita original, há a caligrafia de Lars, em caneta de tinta, na embalagem, dizendo: ‘abaixe o baixo no estéreo’. Já naquela época!”

Leia também:  O detalhe incrível que fazia Jimi Hendrix superar outros guitarristas, segundo Eddie Kramer

Jason Newsted entende, mas não concorda

Ao mesmo tempo em que revela ter compreensão da situação, Jason Newsted também não exime a culpa de Lars Ulrich. Ainda dentro do exemplo da demo de 1982, o baixista comentou que a banda deixou ordens explícitas para que o volume do instrumento, ainda tocado pelo integrante original Ron McGovney, fosse diminuído antes da audição.

“De início, acabaram mixando ‘No Life ‘Til Leather’ da forma correta: tem o baixo e tem a guitarra. Mas Lars não queria, pois mexeu com a bateria de alguma forma. Quando ele envia a demo para a gravadora, Combat Records, a instrução é: ‘abaixe o baixo antes mesmo de ouvir isso’. Antes mesmo de começar, apenas abaixe o baixo. Desde o início. Antes mesmo de começar.”

Leia também:  As melhores músicas do Tool, na opinião de Danny Carey

Tanto tempo depois, Newsted parece mais resignado com o assunto que o irritou tanto de início. Ao mesmo tempo, ele aproveita para “puxar a sardinha” para si próprio, já que o álbum foi praticamente sua estreia na banda. Antes dele, o baixista só havia tocado no EP “The $5.98 E.P. – Garage Days Re-Revisited”, lançado um ano antes.

“É onde a banda tem estado toda a sua vida, então por que seria diferente em ‘.And Justice For All’? Eles fizeram todos os outros dessa forma. Aqueles dois caras em uma sala, é assim que sempre aconteceu. É a banda de metal de maior sucesso de todos os tempos. Então você discute isso? Não tenho certeza. Agora, acabou se tornando o melhor álbum de banda de garagem de todos os tempos, junto de Black Keys, White Stripes, Duo Jets, os diferentes ‘power duos’ de garagem.”

* Texto desenvolvido em parceria por André Luiz Fernandes e Igor Miranda. Pauta, edição geral e redação adicional por Igor Miranda; redação geral e apuração adicional por André Luiz Fernandes.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesO que pensa Jason Newsted sobre a falta de baixo em "...And...
André Luiz Fernandes
André Luiz Fernandes
André Luiz Fernandes é jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Interessado em música desde a infância, teve um blog sobre discos de hard rock/metal antes da graduação e é considerado o melhor baixista do prédio onde mora. Tem passagens por Ei Nerd e Estadão.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas notícias

Curiosidades