A pandemia acabou rendendo ao The Killers seu sétimo disco de estúdio. Intitulado “Pressure Machine”, o álbum acaba de ser lançado pela gravadora EMI.
Trazendo participação especial da cantora Phoebe Bridgers em uma faixa (“Runaway Horses”), o trabalho marca o retorno de Dave Keuning à banda. O guitarrista estava em hiato das atividades do grupo desde 2017. “Imploding the Mirage” (2020), álbum anterior, foi gravado sem o músico.
Ouça a seguir, via Spotify, ou clique para ouvir em outras plataformas.
“Pressure Machine” chega com diversos temas pessoais para Brandon Flowers. O vocalista e líder da banda buscou a inspiração para as letras em sua infância, passada na pequena cidade de Nephi, no estado americano de Utah.
Outro ponto peculiar desse disco é que seu lançamento ocorre apenas um ano após o antecessor, “Imploding the Mirage”, ter chegado a público. O motivo é evidente: o grupo não conseguiu promover o trabalho anterior com turnês devido à pandemia de Covid-19. Sem shows, os músicos optaram por seguir trabalhando a criatividade.
Em comunicado oficial, Brandon Flowers explica:
“Tudo parou de repente. E foi a primeira vez em muito tempo, para mim, que enfrentei o silêncio. E desse silêncio, o álbum começou a florescer, cheio de músicas que de outra maneira poderiam estar quietas demais, ou mergulhadas no barulho dos discos típicos do The Killers.”
Flowers também falou sobre a influência de seus anos em Nephi no trabalho. A pequena cidade é descrita por ele como um local aparentemente “parado no tempo”. Histórias e sentimentos que as lembranças trouxeram ao vocalista parecem dar o tom nas letras de “Pressure Machine”.
“Se não fossem os avanços na indústria automotiva, Nephi nos anos 90 poderia estar nos anos 50. Eu descobri essa tristeza com a qual eu não tinha lidado. Muitas memórias da minha época em Nephi são afetuosas. Mas aquelas ligadas ao medo ou grande tristeza estavam emocionalmente carregadas. Tenho mais compreensão agora do que quando começamos a banda, e espero ter sido capaz de fazer justiça a essas histórias e essas vidas nessa pequena cidade onde cresci.”
E vem mais por aí: em entrevista recente ao NME, Dave Keuning confirmou que a banda trabalha em um disco para suceder “Pressure Machine”.
“Não sabemos como vai soar. Ainda está no começo, mas estamos criando ideias e já temos algumas, então temos um bom começo.”
The Killers – “Pressure Machine”
- West Hills
- Quiet Town
- Terrible Thing
- Cody
- Sleepwalker
- Runaway Horses (com Phoebe Bridgers)
- In the Car Outside
- In Another Life
- Desperate Things
- Pressure Machine
- The Getting By