Quando Madonna aprendeu a tocar Pantera e incluiu música em show

"A New Level", faixa da banda de metal, teve trechos reproduzidos pela artista durante turnê em 2009

Madonna é uma grande artista. Dona de uma trajetória irretocável no pop, a cantora é notória por sua inquietude na música, sempre buscando incluir referências de outros estilos em seus trabalhos. Em dado momento de sua carreira, ela chegou a flertar até mesmo com o metal, através de uma canção do Pantera que aprendeu a tocar na guitarra.

A revelação foi feita pelo guitarrista Monte Pittman (Prong), que já trabalhou com Madonna. Em entrevista ao Music Radar, ele contou que ensinou a cantora pop a tocar “A New Level”, música do Pantera lançada no álbum “Vulgar Display of Power” (1992).

- Advertisement -

O curioso momento ocorreu durante a preparação para a turnê “Sticky & Sweet Tour” em 2009. O riff principal da canção chegou a ser aproveitado no repertório final da tour.

Inicialmente, Monte Pittman contou:

“Eu estava tentando explicar a ela como manter a palheta em cima das cordas. Aprendi isso quando Dimebag Darrell foi a um show do Prong em Dallas. Ele queria saber se tocaríamos a música ‘Cut Rate’ e perguntou sobre a parte rítmica. Ele disse que o segredo dele era nunca deixar a palheta sair da corda quando tocava muito rápido.”

Na época, o músico ficou impressionado pelo fato de Dimebag Darrell conhecer uma música do Prong e ter a banda como uma de suas favoritas.

Leia também:  A música mais brega do Creed, segundo Scott Stapp

Madonna e Pantera

Anos depois, Monte Pittman acabou entrando para a banda de apoio de Madonna em turnês. Ele disse que em certa ocasião, houve uma tentativa de trabalhar em uma versão rock da música “Hung Up” – e foi quando o ensinamento baseado em “A New Level” foi repassado à cantora pop.

“Madonna tem muitas coisas para se pensar, como estar no lugar certo, cantar as letras, o que acontece em seguida, etc. Ela não precisa ficar pensando se o acorde Sol é maior em sétima ou em nona.

Então, mostrei a ela ‘A New Level’, do Pantera, naquela afinação grave, para mostrar algo fácil de se aprender. No dia seguinte, ela veio com uma garrafa de vinho e dois copos, daí ficamos tocando e bebendo. Ela começou a tocar e soou ótimo.”

A passagem de “A New Level” foi levada para o ensaio com a banda completa e chegou a permanecer no repertório da turnê, conforme destacado por Pittman.

“No ensaio com banda, trabalhamos nas músicas em ordem e ela começou a tocar o riff, então, tocamos juntos. Sempre pensávamos: ‘oh, isso foi legal hoje’. Daí, ela tocava nos dias seguintes.

Depois de um tempo, apesar de ser um ensaio fechado, os empresários e técnicos apareciam especificamente para aquela parte do repertório, como se a notícia fosse: Madonna está fazendo um cover de Pantera. E ficou no repertório!

Não sabia se as pessoas odiariam, mas, na verdade, todos amaram. Os fãs de Madonna tendem a amar todo tipo de música.”

Veja como ficou a versão de “Hung Up” com um trecho de “A New Level” no player de vídeo a seguir (a passagem com a música do Pantera começa a partir de 4min20seg).

Leia também:  A música com acordes de violão e guitarra mais pesquisados, segundo estudo

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesQuando Madonna aprendeu a tocar Pantera e incluiu música em show
Igor Miranda
Igor Miranda
Igor Miranda é jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com pós-graduação em Jornalismo Digital. Escreve sobre música desde 2007. Além de editar este site, é colaborador da Rolling Stone Brasil. Trabalhou para veículos como Whiplash.Net, portal Cifras, revista Guitarload, jornal Correio de Uberlândia, entre outros. Instagram, Twitter e Facebook: @igormirandasite.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades