O Måneskin lançou um videoclipe oficial para a música “I Wanna Be Your Slave”. Com direção de Simone Bozzelli, a filmagem busca, de acordo com a banda, “conduzir o público por um circuito voyeurista em que desejos proibidos se misturam a um pouco de sacrifício”.
A faixa integra o álbum de estúdio mais recente do grupo, “Teatro d’ira – Vol. Eu”, lançado em março deste ano.
Assista:
A banda italiana está subindo rapidamente nas paradas de sucesso globais, acumulando mais de 2 bilhões de streams. Os singles “Beggin'” e “I Wanna be Your Slave” estão atualmente em primeiro e em décimo lugar no Top 50 Global do Spotify, respectivamente.
O single de “I Wanna Be Your Slave” recebeu disco de platina na Itália, Finlândia e Polônia, conquistou 6x platina na Rússia e ganhou um disco de ouro na Áustria, Grécia, Noruega, Suécia e Turquia. Tanto ela quanto “Beggin'” ficaram entre os 20 primeiros lugares nas paradas do Top 200 do Spotify e atualmente estão no topo da Parada de singles do Reino Unido, em quinto e sétimo lugar até o momento – Måneskin é a primeira banda italiana a ter dois singles simultaneamente entre os Top 10 singles das paradas do Reino Unido.
Sobre o Måneskin
Se você acompanha o noticiário musical em 2021, é bem difícil que tenha passado batido pelos italianos do Måneskin.
Vencedores do concurso Eurovision desse ano, bem como de outras premiações, a banda de rock está bombando na internet de modo geral, tanto no streaming como em aplicativos como o TikTok. A sonoridade está longe de ser algo que vá mudar o mundo, mas parece ter caído no gosto do público.
Formado em 2015, em Roma, o Måneskin (termo dinamarquês para “luar”) é formado pelo vocalista Damiano David, o guitarrista Thomas Raggi, a baixista Victoria De Angelis e o baterista Ethan Torchio. O repertório aposta em um hard rock bem direto, com covers de clássicos do rock e do pop, além de músicas autorais, que já renderam dois álbuns e um EP.
O grupo começou a chamar a atenção em 2017, quando ficou em segundo lugar na versão italiana do reality show musical “X Factor”. No fim do mesmo ano, eles assinaram contrato com a gravadora Sony Music e lançaram um EP intitulado “Chosen”.
O álbum de estreia, “Il Ballo della Vita”, chegaria em 2018. Porém, só em 2021 a banda cairia no gosto do público, vencendo concursos e ganhando fama na internet.
Do Eurovision ao TikTok
Em 2021, o Måneskin lançou o seu segundo álbum, “Teatro d’ira: Vol. I”. Com ele, enfim, veio o sucesso. O grupo venceu em casa o Festival da Canção de Sanremo, prêmio que até mesmo Roberto Carlos já recebeu, cantando em italiano.
Eles também foram escolhidos para representar a Itália no Eurovision, tradicional premiação do velho continente que já teve nomes como ABBA e os hard rockers finlandeses do Lordi entre seus vencedores.
Concorrendo com a música “Zitti e Buoni”, que fala da noite romana, a banda caiu nas graças do público conquistou o prêmio do Eurovision graças ao voto popular, mas não sem um pouco de polêmica. O vocalista Damiano David teve que ser submetido a uma espécie de teste “antidoping” para receber o troféu, tendo que provar que não estava sob efeito de drogas.
A partir daí, os italianos se tornariam um fenômeno, alcançando recentemente o primeiro lugar no Spotify, superando até mesmo Olivia Rodrigo, que está em alta com seu disco “Sour”.
As polêmicas continuariam, com postagens nas redes sociais e um beijo entre Damiano e o guitarrista Thomas Raggi em plena TV da Polônia, país que costuma ter restrições em relação aos direitos da comunidade LGBTQIA+. Nada disso, porém, foi o suficiente para abalar a popularidade do Måneskin.
Nas redes sociais, a popularidade da banda segue cada vez maior. A música “Beggin’”, cover do The Four Seasons com o qual a banda se apresentou no “X Factor” em 2017, tornou-se uma febre do TikTok.
A faixa virou trilha sonora para uma infinidade de vídeos divertidos feitos pelos usuários, que aproveitam o refrão para impactar os espectadores. Veja alguns exemplos: