Phil Collins volta a ser popular após vídeo viral e até estudo acadêmico constata isso

React de "In the Air Tonight" por dois jovens provocou novo interesse em torno da obra do artista, segundo pesquisa conduzida pelo professor Andre Spicer, da Universidade de Londres

Quem acompanha os vídeos virais na internet, deve se lembrar de um “react” relacionado a Phil Collins que surgiu no ano passado. Nessa filmagem, dois jovens ouvem pela primeira vez o hit “In the Air Tonight”.

A reação de Tim e Fred Williams no vídeo (disponível no fim desta página), que já passa de 9 milhões de visualizações, acabou provocando um ressurgimento da carreira solo do baterista do Genesis. Um estudo acadêmico analisou a situação, classificando-a como o “efeito Phil Collins” – ou PCE, na sigla em inglês.

- Advertisement -

A pesquisa foi conduzida pelo professor Andre Spicer, da Universidade de Londres, Reino Unido, e faz uma análise da popularidade de Collins ao longo dos anos.

Altos e baixos de Phil Collins

O baterista despontou como artista solo no início da década de 1980, com muito sucesso em seus primeiros trabalhos solo. Todavia, as reações ao trabalho dele ficaram mais divididas nos anos 1990, com queda nas vendas. Nesse período, a obra do artista chegou a se tornar um sinônimo de “brega”, principalmente por causa de uma sonoridade mais romântica e “melosa”.

Leia também:  Personagem de “Os Simpsons” é morto após quase 35 anos na série

A partir de 2001, a carreira solo de Collins voltou a entrar em ascensão, agora com um viés mais “cult”. Completa-se, assim, uma sequência de “altos e baixos” que ocorre a cada década, aproximadamente.

As coisas seguiram mais ou menos nesse padrão, com nova queda na década de 2010, até o vídeo dos irmãos Williams fazer sucesso na internet, já em 2020. A equipe acadêmica reuniu material de mídia para análise e notou que Phil Collins voltou a ser notícia por conta do “react” – e seu trabalho era, em geral, elogiado pela imprensa.

Andre Spicer falou ao jornal The Times sobre o que lhe motivou a analisar esses dados, em uma pesquisa que ele considera pioneira em sua área.

Para ele, o “efeito Phil Collins” (PCE) é um fenômeno que pode ser notado na trajetória de outros artistas ao longo dos anos, como os Bee Gees. Trata-se, conforme apontado por ele, de um reflexo da relação que a nova geração tem com a música e com culturas mais antigas.

“O vídeo dos irmãos me fez refletir sobre o fato de que quando você vai para um bar hipster em Hackney, você agora ouve Phil Collins tocando. Esse não seria o caso há alguns anos atrás. Então eu pensei: ‘o que está acontecendo aqui?’”

O hit “In the Air Tonight”

“In the Air Tonight” é uma das músicas mais famosas da carreira solo de Phil Collins. A faixa abre seu primeiro álbum solo, “Face Value” (1981), e tem como principal destaque a famosa virada de bateria, que introduz um ritmo dançante à canção, até então, mais atmosférica e experimental.

Leia também:  Slipknot anuncia show intimista na Califórnia para esta quinta (25)

A reação de Tim e Fred Williams, que têm 21 anos de idade – ou seja, nasceram quase duas décadas após o lançamento da música –, é divertida pela espontaneidade com a qual eles recebem as batidas da música. Fred chega a declarar “you killed it, Phil!” (“você detonou, Phil!”).

Confira o vídeo que deu origem ao estudo sobre o efeito Phil Collins:

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioNotíciasPhil Collins volta a ser popular após vídeo viral e até estudo...
André Luiz Fernandes
André Luiz Fernandes
André Luiz Fernandes é jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Interessado em música desde a infância, teve um blog sobre discos de hard rock/metal antes da graduação e é considerado o melhor baixista do prédio onde mora. Tem passagens por Ei Nerd e Estadão.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades