Como o Bon Jovi pretende abordar questões sociais no novo álbum, 2020

O Bon Jovi revelou, recentemente, que vai lançar um novo álbum em breve. O trabalho já teve seu título revelado anteriormente: ‘2020’ (ou ‘Bon Jovi: 2020’) e chega a público no dia 15 de maio, pela Universal Music.

Em entrevistas, o vocalista Jon Bon Jovi tem dito que o novo trabalho vai abordar, em suas letras, diversas questões sociais. As duas músicas lançadas como singles até o momento, ‘Unbroken’ e ‘Limitless’, parecem refletir isso de formas diferentes.

- Advertisement -

Lançamentos: os álbuns de rock e metal de 2020

‘Unbroken’ trata sobre os vários casos de estresse pós-traumático entre veteranos de guerra dos Estados Unidos. A faixa embala a trilha sonora de um documentário que aborda o assunto, ‘To Be Of Service’, divulgado na Netflix.

A letra relata o ponto de vista de um soldado ao mostrar seus desafios que continuam, até mesmo quando eles retornam para suas casas. Pelos próximos 12 meses, o Bon Jovi vai doar 100% da receita líquida do download de ‘Unbroken’ para a Patriotic Service Dog Foundation.

– Jon diz que Bon Jovi só depende dele e das músicas, não de Sambora

“Pediram para eu compor uma música para um documentário sobre o assunto. Embora eu nunca tenha servido ao Exército, meus pais trabalharam na Marinha, então, é um assunto do qual eu estava ciente, embora não tivesse passado por essa experiência”, explicou Jon Bon Jovi, em entrevista a uma rádio americana.

Leia também:  Há 44 anos, o Black Sabbath lançava “Heaven and Hell”; veja outros fatos da música em 25 de abril

Ele completou: “Quem pode imaginar como é fazer algo se você não fez? Quando você volta, há uma cultura à qual você está preso. A vida continua, o uniforme com o qual você se identificava não está mais com você, mas as memórias seguem ali. Só consigo imaginar os pesadelos com os quais essas pessoas precisam lidar”.

– Ao falar da voz, Jon Bon Jovi admite que não estava preparado para sucesso

‘Limitless’, por sua vez, apresenta uma mensagem de otimismo, a exemplo de versos como: “Em uma noite como esta, uma oração, um desejo; Saia da borda, vale a pena o risco; A vida é ilimitada” e “Um milhão de rostos diferentes, todos de lugares diferentes; Nadar no mar, tentando manter a cabeça acima da água”. Há quem esteja interpretando o recado da canção de forma motivacional contra a depressão, doença que registrou aumento nos casos de 33% nos Estados Unidos entre 2013 e 2016, segundo a empresa de planos de saúde BlueCross BlueShield (BCBS).

Outros temas

Jon não falou sobre a mensagem de ‘Limitless’ em entrevistas recentes, contudo, à Variety, ele chegou a apontar outros assuntos que vão constar nas letras de ‘2020’. O cantor disse, por exemplo, que haverá uma composição debatendo os recentes tiroteios nos estados americanos de Ohio e Texas, ambos em 2019.

Leia também:  Por que bandas fazem cada vez mais turnês tocando álbuns na íntegra, segundo Billie Joe

Foi feita, ainda, uma comparação entre a temática das músicas de ‘2020’ e do álbum anterior, ‘This House Is Not For Sale‘. “O anterior lidou com questões pessoais e, agora, isso está para trás. Agora, tenho uma visão clara do futuro. Estou muito feliz com esse novo disco. Será diferente”, afirmou, ainda à Variety.

Ouça a voz de Jon Bon Jovi isolada nas músicas do Bon Jovi

O título do álbum chama atenção, ainda, por trazer uma referência às eleições presidenciais nos Estados Unidos, que acontecem em 2020. “É ano de eleição, então, por que não (esse título)? Eu não poderia fazer pior”, brincou.

Vale destacar que Jon Bon Jovi se envolve com questões sociais por meio de seu restaurante comunitário JBJ Soul Kitchen. Com três unidades nos Estados Unidos, o estabelecimento não tem preços para as refeições servidas – ou seja, é possível comer de graça. Porém, as pessoas podem “pagar” pela comida trabalhando voluntariamente no local ou fazendo doação de US$ 12. A proposta é lutar contra a fome e oferecer oportunidades.

Veja, abaixo, a capa e a tracklist do novo disco:

01. Beautiful Drug
02. Unbroken
03. Limitless
04. Luv Can
05. Brothers In Arms
06. Story Of Love
07. Lower The Flag
08. Let It Rain
09. Shine
10. Blood In The Water

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioNotíciasComo o Bon Jovi pretende abordar questões sociais no novo álbum, 2020
Igor Miranda
Igor Miranda
Igor Miranda é jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com pós-graduação em Jornalismo Digital. Escreve sobre música desde 2007. Além de editar este site, é colaborador da Rolling Stone Brasil. Trabalhou para veículos como Whiplash.Net, portal Cifras, revista Guitarload, jornal Correio de Uberlândia, entre outros. Instagram, Twitter e Facebook: @igormirandasite.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades