Wolftooth entrega heavy/doom interessante e competente em primeiro álbum

Resenha: Wolftooth – “Wolftooth” (2018)

A mescla de heavy metal tradicional com elementos do doom metal soa interessante no álbum de estreia do Wolftooth. A banda formada em Richmond, Indiana, por Chris Sullivan (vocal e guitarra), Jeff Cole (guitarra), Terry McDaniel (baixo) e Johnny Harrod (bateria), teve o seu primeiro disco lançado em 2018 de forma independente, chegando ao Brasil em CD, no ano seguinte, pela Hellion Records.

- Advertisement -

Embora seja o trabalho de estreia do Wolftooth, dá para notar que os músicos não são novatos – eles estão na faixa dos 40 anos e alguns deles estão na cena há mais de 25. Não há dúvidas de que a experiência conferiu maturidade ao material apresentado.

O grande destaque das 9 faixas é o peso de seu instrumental. Guitarras, baixo e bateria soam densos e com timbragem mais orientadas ao grave. Ainda falta um pouco de dinâmica nas linhas vocais de Chris Sullivan, que também ficou um pouco apagado na mixagem, mas já é de se louvar que ele não tenha recorrido a vocais guturais, buscando linhas melódicas do início ao fim.

A influência de Black Sabbath soa pulsante e os próprios músicos reconhecem. “É difícil compor música assim e não dizer que o Sabbath é uma grande influência, mas, ao mesmo tempo, não tentamos emular ninguém”, afirmou Sullivan, em entrevista à ‘Metal Hammer’.

– Lançamentos: os álbuns de rock e metal de 2020

Ainda assim, outros elementos entram em jogo. ‘Blackbirds Call’ soa mais “purista” em termos de heavy metal, enquanto ‘Sword of My Father’ e ‘Frost Lord’ são quase hard rock. Parte das últimas faixas, chegando à casa dos 6 minutos de duração cada, adota veia mais experimental e busca outras referências.

No geral, o trabalho de estreia do Wolftooth é uma grata surpresa para quem busca som pesado à moda antiga. Mostra que não é preciso recorrer a afinações supergraves, vocais guturais e batidas surreais em prol de uma pegada forte.

Chris Sullivan (vocal e guitarra)
Jeff Cole (guitarra)
Terry McDaniel (baixo)
Johnny Harrod (bateria)

1. Blackbirds Call
2. Aegaeon
3. Sword of My Father
4. White Mountain
5. Frost Lord
6. The Huntress
7. Season of the Witch
8. Forged in Fire
9. Withered Trees (bônus da versão física)

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioResenhasWolftooth entrega heavy/doom interessante e competente em primeiro álbum
Igor Miranda
Igor Miranda
Igor Miranda é jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com pós-graduação em Jornalismo Digital. Escreve sobre música desde 2007. Além de editar este site, é colaborador da Rolling Stone Brasil. Trabalhou para veículos como Whiplash.Net, portal Cifras, revista Guitarload, jornal Correio de Uberlândia, entre outros. Instagram, Twitter e Facebook: @igormirandasite.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades