Sim, a guitarra de John Frusciante em Scar Tissue está desafinada

Os ouvidos menos apurados podem não perceber – aliás, nem os mais treinados notam -, mas a guitarra de John Frusciante na música “Scar Tissue”, do Red Hot Chili Peppers, está ligeiramente desafinada. O guitarrista Paul Davids percebeu o fato e o compartilhou em um vídeo no YouTube.

A análise de Davids aponta, ainda, que a corda desafinada faz com que a música soe um pouco melhor. O argumento foi defendido a partir do conceito de “just intonation” / “pure intonation”, algo como “entonação justa” ou “entonação pura”, em tradução livre para o português.

- Advertisement -

“Todos os intervalos – a distância entre duas notas iguais em oitavas diferentes, como uma terça ou uma quinta – são baseados na relação entre elas. A oitava, por exemplo, tem o dobro da frequência da nota mais grave. Ou seja, a corda Lá (A) terá uma vibração duas vezes mais rápida se você tocá-la em uma oitava acima. […] Usar essas relações para determinar os intervalos é algo chamado ‘entonação justa'”, explicou o youtuber.

Leia também:  A curiosa opinião de Billie Joe Armstrong sobre Axl Rose

– Leia também: A complicada 1ª saída de John Frusciante do Red Hot Chili Peppers

Porém, de acordo com o músico, a teoria da entonação justa é problemática por diversas razões. A principal delas é que o cálculo sempre é feito na escala de Dó (C) – ou seja, se o tom for alterado, deu ruim.

No caso de John Frusciante, tudo deu certo. Só que o técnico de guitarra dele, Dave Lee, relatou que a situação ocorreu por um acidente. Em trecho publicado pelo site Ultimate Guitar, o ex-funcionário do Red Hot Chili Peppers ficou “traumatizado” e passou a afinar o instrumento do chefe sempre que possível.

“A leve desafinação foi um acidente, embora John tenha percebido como soava – e acabou aprovando. Passei a afinar as guitarras de John toda hora que ele fazia shows desde então. E eu afinava na frequência que o meu afinador pedia: A-440”, afirmou.

Leia também:  AC/DC fez “50 álbuns que soam a mesma coisa”, diz Pete Townshend

Perguntado se a ideia da ligeira desafinação teria sido do produtor Rick Rubin, ele respondeu: “duvido bastante”. “Quando John está gravando, raramente alguém dá sugestões. Não que ele não esteja aberto, mas geralmente ele só faz o que tem que fazer. E tudo fica ótimo, então, não há por que mexer nisso”, disse.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesSim, a guitarra de John Frusciante em Scar Tissue está desafinada
Igor Miranda
Igor Miranda
Igor Miranda é jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com pós-graduação em Jornalismo Digital. Escreve sobre música desde 2007. Além de editar este site, é colaborador da Rolling Stone Brasil. Trabalhou para veículos como Whiplash.Net, portal Cifras, revista Guitarload, jornal Correio de Uberlândia, entre outros. Instagram, Twitter e Facebook: @igormirandasite.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas notícias

Curiosidades