Produtora oficializa cancelamento de turnê do Dead Kennedys e expõe situação

A produtora EV7 Live se manifestou, na noite desta sexta-feira (3), sobre a polêmica envolvendo os shows do Dead Kennedys no Brasil. A banda cancelou as quatro apresentações que faria no país após a repercussão de um pôster que viralizou devido a referências encontradas relacionando a arte com o momento político do país.

Abaixo, a reprodução da nota na íntegra.

- Advertisement -

“Nota oficial sobre o cancelamento dos shows do Dead Kennedys no Brasil

Fomos bombardeados de e-mails e telefonemas desde a segunda feira da semana passada (22) por causa do famigerado poster que criamos para a turnê do Dead Kennedys no Brasil. Em respeito à banda e pelo contrato que tínhamos, nos abstivemos de fazer qualquer comentário público sobre o assunto – até agora. Na última sexta-feira, sem nos comunicar previamente ou mostrar qualquer boa vontade de discutir a questão, a banda anunciou o cancelamento dos shows no Brasil.

Ao longo da última semana, enviamos vários e-mails à banda, seu empresário e agente de reservas. Chegamos a oferecer a eles um generoso bônus para que reconsiderassem a possibilidade de vir e fazer os shows. Também oferecemos vários cenários amigáveis de cancelamento. Tudo o que queríamos era que a banda arcasse com os custos de reembolso daqueles que compraram ingresso antecipadamente. Todos os nossos e-mails foram negligenciados.

Diante da ausência de interesse da banda por um acordo amigável, não temos mais por que segurar nada. Vamos lá.

1) O conteúdo da arte foi aprovado por East Bay Ray diretamente ao desenhista, Cristiano Suarez. Abaixo (nos comentários) o print do e-mail que poderíamos ter soltado semana passada, mas que seguramos na tentativa de contornar o problema.


2) O Instagram oficial do Dead Kennedys compartilhou o poster. Print também nos comentários. Foi o compartilhamento pela página da banda que levou à viralização da imagem.

3) Horas depois que a imagem já era viral e trending topics no Twitter, a banda nos escreveu dizendo que a arte não havia sido aprovada para uso e que deveria ser retirada de toda a internet. Já era tarde, evidentemente.

4) Fizemos um acordo para continuar com os eventos na quarta-feira dia 24, mas a banda rompeu este acordo de maneira unilateral na sexta dia 26, anunciando o cancelamento dos shows.

5) A banda decidiu não devolver o dinheiro dos fãs. Em sua própria nota de cancelamento (que eles apagaram, mas pode ser lida em qualquer lugar na internet), a banda disse que pretende doar parte do dinheiro dos fãs que compraram ingresso para “instituições de caridade”. Não informaram quais instituições nem qual valor. Todos sabem o nome disto.

6) Nós da EV7 Live vamos arcar com o custo astronômico de reembolso de todos os ingressos. Para tanto, estamos abrindo venda de camiseta e pôsteres especiais com a famigerada arte no intuito de levantar recursos para cobrir o reembolso da galera. Não usaremos nome ou marca da banda no pôster. O site para aquisição de camiseta e poster é https://ev7live.lojaintegrada.com.br.

7) Para aqueles que, como a gente, ficaram bastante decepcionados com tudo o que aconteceu de uma semana para cá, estamos com uma versão da camiseta chamada “CHICKEN KENNEDYS”. Atenção: “Chicken Kennedys” não possui relação alguma com nenhuma banda que você conhece e não infringe nenhum direito autoral ou propriedade intelectual. Se você está fazendo associação com alguma banda, isto é coisa da sua cabeça.

8) As vendas serão feitas exclusivamente pelo site https://ev7live.lojaintegrada.com.br e o frete já está incluso no preço dos produtos. As tiragens são limitadas e todos os recursos advindos da arte serão usados para cobrir o rombo causado pela inconsequente decisão da banda. Também está incluso no preço os devidos royalties ao autor da arte. Cristiano Suarez.

8) Comprando camiseta e poster no site abaixo, vocês terão certeza de que estarão adquirindo um produto com máxima qualidade de impressão. É possível encontrar a arte em outros sites por aí, mas eles estão usando imagens em baixa resolução. Além disso, comprando no site abaixo, vocês estarão ajudando uma produtora que foi lesada financeira e moralmente por pessoas mal organizadas, além de remunerar de maneira justa o ilustrador.

9) Sobre os reembolsos:

Rio: quem comprou presencialmente pode dirigir-se à bilheteria do Circo Voador. Quem comprou on-line basta aguardar o reembolso automático pela Tudus.

São Paulo, Belo Horizonte e Brasília: seja presencial ou online, os compradores devem preencher este formulário e aguardar instruções de reembolso pela TicketBrasil a partir de hoje : https://ticketbrasil.com.br/cancelamento-da-compra/evento-cancelado/.



SITE para aquisição de camiseta e poster: https://ev7live.lojaintegrada.com.br/

Leia também:  Pete Townshend recua e diz que The Who não fará turnê de despedida

Entenda o caso

A arte original que promovia os shows do Dead Kennedys no Brasil, de Cristiano Suarez, mostra o que parece ser uma família com camisas da seleção brasileira (com o escudo trocado por uma cruz), com maquiagem de palhaço. Um dos filhos diz: “eu amo o cheiro de pobre morto pela manhã!”. A ilustração também apresenta tanques de guerra disparando bandeiras com cifrão, simbolizando dinheiro.

Horas após o pôster ser divulgado pela EV7 Live, na segunda-feira passada (22), o Dead Kennedys havia emitido uma nota dizendo que não autorizou a veiculação da imagem. “A mensagem da banda tem sido, e ainda continua sendo, incentivar que todos pensem por si mesmo, não dizer para eles o que eles devem pensar”, disse o grupo.

Em entrevista concedida ao UOL horas antes da banda divulgar sua nota de “não-autorização”, Cristiano Suarez explicou o conceito por trás da arte. “O ´bozo´ é uma alfinetada, mas eu queria mais criticar o estereótipo da classe média brasileira, que adotou a cultura do armamentismo, que louva armas e acha que é possível resolver tudo na base da bala, que acha que o exército deve cuidar da segurança pública”, afirmou ele.

Também antes da nota de “não-autorização” divulgada pelo Dead Kennedys, Eliel Vieira, produtor de eventos da EV7 Live, falou ao G1 sobre a reação da banda após a arte ter sido divulgada. “A banda não deu palpite em relação ao pôster. Eles até ficaram um pouco assustados com a repercussão muito forte. O pessoal ficou falando que eles estavam criticando o presidente e tal. Receberam isso até com bastante susto”, disse.

Leia também:  Bruce Dickinson se torna cidadão honorário de Curitiba

No fim da semana anterior, na sexta-feira (26), a banda anunciou nas redes sociais que cancelaria os shows devido às reações ao pôster. Curiosamente, a publicação também foi apagada.

“Nós nunca colocamos nosso público em risco, visto que isso não representa o que somos. Por esta razão, infelizmente estamos bastante tristes em informar que a banda não mais poderá tocar no Brasil este ano; sentimos que esta é realmente a única alternativa de manter as pessoas seguras”, disse a banda, em publicação já removida de sua página.

Já no início desta semana, a EV7 Live afirmou que os shows ainda poderiam acontecer. “Enviamos ontem (domingo, 28) um e-mail ao empresário e agente da banda solicitando informações e nos foi dito que teremos uma posição oficial da banda amanhã sobre isto, dia 30, à tarde aqui no Brasil. O post na página da banda foi apagado e não sabemos o que isto significa. Saberemos amanhã (terça, 31) e voltaremos aqui com todos os detalhes”, disse a produtora, dias antes de confirmar o cancelamento definitivo.

Entenda a linha do tempo

– 22/4, à tarde: EV7 Live divulga pôster polêmico, feito por Cristiano Suarez, para promover os shows do Dead Kennedys no Brasil. A repercussão é enorme.

– 22/4, entre tarde e noite: Cristiano Suarez afirma ao UOL que a arte foi criada para “criticar o estereótipo da classe média brasileira, que adotou a cultura do armamentismo”. Eliel Vieira, produtor da EV7, falou ao G1 que a banda “não deu palpite” em relação ao pôster e que integrantes “ficaram um pouco assustados com a repercussão”.

– 22/4, à noite: Poucas horas depois da divulgação do flyer e das declarações de Suarez e Vieira, Dead Kennedys afirma que não autorizou a veiculação do pôster e alegou que “a mensagem da banda tem sido, e ainda continua sendo, incentivar que todos pensem por si mesmo, não dizer para eles o que eles devem pensar”. Pelas redes sociais, Cristiano Suarez afirmou que a banda aprovou e até divulgou a arte.

– 26/4: Dead Kennedys anuncia, pelo Facebook, que cancelou os shows no Brasil para não colocar o público em risco. Por outro lado, a banda afirma que os integrantes consideraram “que o pôster ficou bem legal” e que concordam com a ideia.

– 29/4: EV7 Live revela que o anúncio de cancelamento foi apagado pelo Dead Kennedys no Facebook. Foi considerada a possibilidade das datas ainda acontecerem, pois a empresa ainda estava negociando como contornar a situação.

– 3/5: Cancelamento é oficializado pela EV7 Live, expondo sua versão sobre o caso.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioNotíciasProdutora oficializa cancelamento de turnê do Dead Kennedys e expõe situação
Igor Miranda
Igor Miranda
Igor Miranda é jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com pós-graduação em Jornalismo Digital. Escreve sobre música desde 2007. Além de editar este site, é colaborador da Rolling Stone Brasil. Trabalhou para veículos como Whiplash.Net, portal Cifras, revista Guitarload, jornal Correio de Uberlândia, entre outros. Instagram, Twitter e Facebook: @igormirandasite.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades