Eric Clapton diz sentir vergonha de antigos comentários racistas

O guitarrista Eric Clapton disse, em uma sessão de perguntas e respostas que promoveu o documentário “Eric Clapton: Life In 12 Bars”, que sente vergonha de ter feito alguns comentários racistas no passado. Um deles, o mais notório, foi feito em 1976, durante um show em Birmingham, Inglaterra – e, aparentemente, ainda deixa Clapton incomodado.

Mais consciente de suas afirmações, Clapton destacou, após mais de 40 anos, a vergonha que sente por seus comentários. “Sabotei tudo com o que me envolvi. Estava tão envergonhado de quem eu era, um tipo de semi-racista, o que não fazia sentido. Metade dos meus amigos eram negros, namorei uma mulher negra e defendi a música negra”, afirmou.

- Advertisement -
Leia também:  Steve Harris revela o curioso segredo físico para seu som de baixo

Assim como diversos momentos erráticos de sua carreira, o guitarrista creditou essa situação ao abuso de álcool e drogas, algo que esteve presente durante, praticamente, toda a sua vida.

O que Eric Clapton disse em 1976

Na ocasião, além de ter expressado apoio ao político Enoch Powell, considerado “nacionalista branco”, Eric Clapton disse ao público de seu show que o Reino Unido estava se transformando em uma “colônia negra”.

“Acho que Enoch está certo, acho que deveríamos mandá-los todos de volta. Impeçam o Reino Unido de se transformar em uma colônia negra. Tirem os estrangeiros. A Inglaterra é para brancos, cara. Somos um país branco. Essa é a Grã-Bretanha, um país branco. O que está acontecendo conosco, p*rra?”

As falas de Clapton inspiraram a criação do movimento Rock Against Racism. Nos anos seguintes ao ocorrido, ele foi forçado, durante entrevistas, a lidar com suas palavras. Clapton já atribuía tais afirmações ao uso de álcool e drogas.

Leia também:  Dave Grohl sentia-se deprimido antes do fim do Nirvana
ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesEric Clapton diz sentir vergonha de antigos comentários racistas
Igor Miranda
Igor Miranda
Igor Miranda é jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com pós-graduação em Jornalismo Digital. Escreve sobre música desde 2007. Além de editar este site, é colaborador da Rolling Stone Brasil. Trabalhou para veículos como Whiplash.Net, portal Cifras, revista Guitarload, jornal Correio de Uberlândia, entre outros. Instagram, Twitter e Facebook: @igormirandasite.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades