Músicos de vários estilos apoiam Robin Thicke e Pharrell em caso de plágio

Um grupo de bandas, artistas e produtores divulgou um comunicado amistoso em apoio a Robin Thicke e Pharrell Williams. Eles perderam na justiça após serem acusados de plágio pela família de Marvin Gaye, em função da similaridade entre o recente hit “Blurred Lines” e o clássico “Got To Give It Up”, da década de 1970.

Roqueiros do do Linkin Park, Tool e Great White, além de Rivers Cuomo (Weezer) e Rikki Rockett (Poison), assinaram o texto, ao lado de nomes de outros estilos musicais. São 212 apoiadores no total. O intuito é demonstrar que discordam da sentença que condenou Robin Thicke e Pharrell Williams a pagar US$ 5,3 milhões e oferecer 50% dos royalties da música.

- Advertisement -
Leia também:  Agora fora do Skid Row, Erik Grönwall anuncia autobiografia para setembro

No comunicado, os artistas dizem que as músicas são distintas em melodia e estrutura geral, não têm semelhanças nas letras e não há sequer uma passagem de dois acordes na mesma ordem ou na mesma duração. Eles afirmam discordar da sentença, que disse que “Blurred Lines” imitou a “vibração” de “Got To Give It Up” – algo que, segundo eles, não está previsto na lei de direitos autorais.

“Não dá para imaginar o que se tornaria de nossa música se David Bowie tivesse medo de se inspirar em Shirley Bassey, ou os Beatles tivessem medo de se inspirar em Chuck Berry, ou Elton John com relação aos Beatles, ou Elvis Presley com relação a muitos outros nomes”, afirma o texto.

Leia também:  Documentário sobre os Beach Boys é anunciado para o Disney+

O documento está disponível na íntegra (e em inglês) neste link (clique aqui).

Compare as músicas:



Veja também:

Lista: músicas acusadas de plágio que chegaram ao topo das paradas
Ed Sheeran é acusado de plágio em “Thinking Out Loud”

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioNotíciasMúsicos de vários estilos apoiam Robin Thicke e Pharrell em caso de...
Igor Miranda
Igor Miranda
Igor Miranda é jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com pós-graduação em Jornalismo Digital. Escreve sobre música desde 2007. Além de editar este site, é colaborador da Rolling Stone Brasil. Trabalhou para veículos como Whiplash.Net, portal Cifras, revista Guitarload, jornal Correio de Uberlândia, entre outros. Instagram, Twitter e Facebook: @igormirandasite.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas notícias

Curiosidades