Música + futebol: relembre momentos e personagens do “Rockgol”, da MTV

Um dos programas mais antológicos da TV fechada brasileira foi o “Rockgol”, da MTV Brasil. Foi apresentado e narrado por Paulo Bonfá e Marco Bianchi no ano de 1997 e, em sua melhor fase, de 1999 até 2008. O campeonato consistia em times compostos por músicos e cantores disputando partidas de futebol.
A união entre música e futebol só poderia dar em humor. Os apelidos atribuídos aos músicos que chamavam a atenção – por habilidade com a bola ou por completa falta de técnica – eram o destaque do programa, além dos lances bizarros que aconteciam durante as partidas.
Relembre alguns mitos do “Rockgol” e lances curiosos do torneio:
Cléééééééston: o DJ Cléston, do Detonautas, era como o deus do campeonato. Era um bom goleiro e ainda tinha lampejos quando jogava na linha, o que era demais para o nível técnico do “Rockgol”. Os delírios de Paulo Bonfá e Marco Bianchi com as atuações do músico são inesquecíveis.
Chiliquenta: Toni Garrido, vocalista do Cidade Negra, era conhecido por reclamar o tempo todo durante as partidas – e depois, com as zoações de Paulo Bonfá e Marco Bianchi, também. O apelido ingrato o perseguiu durante um tempo e ele chegou a não participar mais do campeonato por um longo período. Seria um chilique mesmo?
James MacDowell, o Gigante Irlandês: a descrição criada para Jimmy London, vocalista do Matanza, o sintetiza. O gigante chegou a ter uma briga (sabe-se lá se foi real mesmo) com Di Ferrero, cantor do NX Zero. Veja:
Rufus, o Lenhador: Júlio Cezar, baixista do Catedral, recebeu o apelido em lembrança ao personagem do desenho “A Corrida Maluca”. Não era dos melhores goleiros. Suas cuecas frequentemente apareciam, o que gerou a propaganda “Cuecas Rufus: as cuecas que fazem de tudo para aparecer”.
Jesus, Jesus Jr e Musa Nissei-Sansei: três integrantes do Shaman tinham apelidos bem curiosos. Luís (baixista) e Hugo Mariutti (guitarrista) eram, respectivamente, Jesus e Jesus Júnior. Já Andre Matos, vocalista, era a Musa Nissei-Sansei, um goleiro com mil graus de miopia. Apesar da qualidade questionável enquanto boleiros, conquistaram um campeonato.
Chernobyl: o guitarrista Fredi Endres, da Comunidade Nin-Jitsu, virou uma das figuras mais folclóricas do programa. Chegou a fazer uma tatuagem com o nome do apelido, em função do corte de cabelo curioso em uma cabeça quase careca. Tentaram mudar o apelido do goleiro para Fukushima nas edições já sem Paulo Bonfá e Marco Bianchi, mas o mesmo não permitiu a mudança.
Juninho Papito: Supla era um dos melhores jogadores do campeonato – e, obviamente, um dos mais peculiares, em função do misto visual + trejeitos + expressões.
Wolverine Valadão e Tiozão do Churrasco: Nasi, vocalista do Ira!, era um misto entre Wolverine e Valadão Rodolfo, pelo visual típico. Já Guilherme Morgado, baterista do Catedral, ganhou o apelido de Tiozão do Churrasco pela postura pouco combativa no campo. Eram, provavelmente, os piores goleiros do campeonato. Mas o carisma desses ícones no torneio era imbatível.
Felipe Dylon: a zoeira com o até então astro teen era enorme. Mas ele marcou o milésimo gol do campeonato e, desde então, foi lembrado pelo feito. Rolou até festa no gramado no dia do tento marcado.
Roger: o frontman do Ultraje A Rigor era um dos piores atacantes do torneio. Em função disso, ganhou até um merchan personalizado durante as transmissões: “sabonete Roger: pra você que vive na banheira”.
Boina: Gilmar Bolla 8, da Nação Zumbi, era outro pouco habilidoso. No caso, era goleiro e só jogava com boinas bem peculiares.
Max Telefone de Contato: Max, do DMN, se enrolou uma vez para dar o seu telefone de contato em uma entrevista. O apelido pegou. E ele é responsável por essa pintura abaixo:
Rockgol – realizado na MTV Sports Arena, de Birigui; Estádio Municipal Mané Pipoca; e Estádio Municipal Reynaldo Gianecchinni, o Reynaldão.
Com os patrocínios de: 
– Paulo Bonfá´s Ringling Brothers Rock Gol Capilar Consultants 
– Aguardente Curió 
– Amendoim Joãoponês 
– Sorveteria Macho Man: para você que só toma com duas bolas 
– Birigui Booster The Maximum Isotronic: a primeira água em pó do mundo – basta adicionar água 
– F.O.F.A. (Federação Organizada de Futebol Alternativo) 
– Funerária Um Irmão: antes, eram dois 
Para fechar, uma seleção com alguns dos gols mais bonitos do campeonato:

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioListasMúsica + futebol: relembre momentos e personagens do "Rockgol", da MTV
Igor Miranda
Igor Miranda
Igor Miranda é jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com pós-graduação em Jornalismo Digital. Escreve sobre música desde 2007. Além de editar este site, é colaborador da Rolling Stone Brasil. Trabalhou para veículos como Whiplash.Net, portal Cifras, revista Guitarload, jornal Correio de Uberlândia, entre outros. Instagram, Twitter e Facebook: @igormirandasite.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas notícias

Curiosidades