Estudo aponta que gosto musical revela como as pessoas pensam

Você sabia que fãs de punk, metal e gêneros mais pesados são mais sistemáticos, enquanto admiradores de sons mais leves, como R&B e folk, têm mais empatia?
Esse foi o resultado obtido por uma pesquisa realizada pela Universidade de Cambridge, na Inglaterra. De acordo com o estudo, publicado na plataforma Plos One, o gosto musical de uma pessoa pode entregar evidências sobre sua forma de pensamento e vice-versa, o que mostra a relação entre algo sempre considerado inconsciente, como a preferência musical, e a racionalidade. Apesar disso, os cientistas admitem: os critérios para isso não são muito claros.
Para a pesquisa, quatro mil participantes foram recrutados e submetidos a diferentes testes. Entre as questões, foram perguntados se gostavam de design e construção de motores de carro, se tinham habilidades em prever o sentimento de outras pessoas e algumas investigações mais específicas para descobrir se eram mais empáticos ou sistemáticos. Por fim, trechos de músicas foram reproduzidos, para que manifestassem seus interesses.
As pessoas classificadas com um índice favorável de empatia se inclinaram a estilos como R&B, soft rock e folk. Exemplos como “Hallelujah”, na versão de Jeff Buckley, e “Come Away With Me”, de Norah Jones, se enquadraram no gosto desse perfil. Já para quem foi descrito como sistemático, a preferência para músicas como “Enter Sandman”, do Metallica, foi maior.
E você, é empático ou sistemático?

- Advertisement -

Leia também:  Kiko Loureiro anuncia venda de equipamentos usados no Megadeth
ESCOLHAS DO EDITOR
InícioNotíciasEstudo aponta que gosto musical revela como as pessoas pensam
Igor Miranda
Igor Miranda
Igor Miranda é jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com pós-graduação em Jornalismo Digital. Escreve sobre música desde 2007. Além de editar este site, é colaborador da Rolling Stone Brasil. Trabalhou para veículos como Whiplash.Net, portal Cifras, revista Guitarload, jornal Correio de Uberlândia, entre outros. Instagram, Twitter e Facebook: @igormirandasite.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades