11 de setembro: as Torres Gêmeas e a “previsão” do Dream Theater

Segundo o dicionário Priberam da Língua Portuguesa, “premonição” é definida como “acontecimento ou experiência tomados como sinal de que algo vai acontecer” ou “forte sensação de que algo está prestes a acontecer”.
Não dá para definir exatamente o que os integrantes do Dream Theater tiveram ao preparar a capa do CD e DVD ao vivo “Live Scenes From New York”. Talvez seja uma premonição. Mas, sem dúvidas, trata-se de uma incrível coincidência.
Após lançar o critricado “Falling Into Infinity”, em 1997, a banda reconquistou os fãs com “Metropolis Pt. 2: Scenes from a Memory”, dois anos depois. O trabalho conceitual resgata um pouco do metal progressivo que consagrou o grupo e foi deixado um pouco de lado no disco de 1997.

- Advertisement -
Com a boa fase, o grupo preparou um show apoteótico, com pouco mais de 3 horas de duração, participações especiais e um telão que recriava parte do conceito colocado no álbum “Metropolis Pt. 2”. Esse concerto aconteceu em 30 de agosto de 2000, no Roseland Ballroom de Nova Iorque, Estados Unidos.
A performance foi registrada em áudio e vídeo para o lançamento de um CD triplo e um DVD/VHS. Até aí, nada anormal – só o fato de Mike Portnoy, baterista, ter passado mal e desmaiado após o show, por ter sido muito longo e ter tido uma produção pra lá de estressante.
O curioso aconteceu depois que o concerto já estava prestes a ser lançado ao público, no ano de 2001. A capa da versão em CD trazia uma arte com as torres gêmeas do World Trade Center pegando fogo. Para completar a bizarrice: a data de lançamento foi programada para… 11 de setembro de 2001.

O CD, por acaso, foi lançado na mesma data dos atentados terroristas aos Estados Unidos, organizados pela al-Qaeda. Os islâmicos sequestraram quatro aviões. Um deles colidiu contra o Pentágono, nas proximidades de Washington DC. Outro, caiu em um campo próximo à cidade de Shanksville. E dois se chocaram justamente nas torres gêmeas do World Trade Center, o que gerou, também e obviamente, um incêndio.
Era como se o Dream Theater tivesse previsto o que aconteceria. Não apenas com a imagem, mas com a data de lançamento. Os álbuns foram recolhidos e relançados com outra capa. Estima-se que cerca de raríssimas mil cópias do CD com a capa orignal estejam nas mãos de colecionadores. Mas a situação bizarra permanece uma incógnita.

Leia também:  Como o desacreditado Supertramp estourou com “Breakfast in America”
ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidades11 de setembro: as Torres Gêmeas e a "previsão" do Dream Theater
Igor Miranda
Igor Miranda
Igor Miranda é jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com pós-graduação em Jornalismo Digital. Escreve sobre música desde 2007. Além de editar este site, é colaborador da Rolling Stone Brasil. Trabalhou para veículos como Whiplash.Net, portal Cifras, revista Guitarload, jornal Correio de Uberlândia, entre outros. Instagram, Twitter e Facebook: @igormirandasite.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas notícias

Curiosidades