Kiko Loureiro chamou atenção com uma recente postagem. Por meio das redes sociais na última quinta-feira (26), o guitarrista sugeriu semelhanças entre “To the Last Breath”, novo single do Arch Enemy lançado em fevereiro, e sua própria faixa “Talking Dreams”, presente no disco “Theory of Mind” (2024).
Basicamente, o artista juntou as duas músicas num vídeo e pontuou na legenda que estava “ajudando a divulgar a nova música do Arch Enemy”. Na seção de comentários, os ex-colegas de Angra concordaram com a comparação, enquanto que o guitarrista Michael Amott, com um emoji de risadas, escreveu que “deveria prestar mais atenção no trabalho solo” do brasileiro.
Angela Gossow, porém, não levou o post na esportiva e pronunciou-se a respeito no domingo (29). Atualmente envolvida no empresariamento da banda, a ex-vocalista do Arch Enemy disse que “nunca acusaria outra banda de plágio” e descreveu a brincadeira como “muito triste” visto que o grupo admira o antigo membro do Angra e Megadeth.
Ainda, afirmou que Kiko deveria ter entrado em contato para que conversassem de maneira profissional em vez de expor a opinião na internet. Diz a declaração (via Whiplash):
“Nunca tinha ouvido a música do Kiko Loureiro antes, para ser sincera. Então são três notas iguais? Bem, acho que isso acontece com bastante frequência na música. Já ouvi muitas notas do Arch Enemy em outras músicas, mas nunca acusaria outra banda de plágio… muito pelo contrário, provavelmente me sentiria honrada em inspirar outros. É muito triste ler um post assim de um guitarrista que todos nós respeitávamos. Qual o intuito disso? Se você realmente acha que é um caso [de plágio], entre em contato e resolva isso de forma profissional, em vez de fazer esse tipo de publicação. Respeitosamente, a equipe de gestão está acostumada a lidar com esse tipo de acusação com cautela e prefere tratar essas questões com cuidado.”

Até o momento, Kiko não respondeu ao texto publicamente, mas a postagem segue no ar. Assista abaixo ou clicando aqui:
Arch Enemy atualmente
O Arch Enemy é um dos headliners do Bangers Open Air 2026. A banda se apresenta no dia 25 de abril, junto com In Flames, Black Label Society, Killswitch Engage, Jinjer, Fear Factory, Evergrey, Tankard, Lucifer, Onslaught, Feuerschwanz, Crypta, Violator, Korzus, Overdose, Engineered Society Project, Hangar, Sevenspires e Marenna. Curiosamente, o Angra — reunido com ex-membros, incluindo Kiko Loureiro — é a atração principal na data seguinte, 26 de abril.
Em fevereiro, a banda divulgou um novo single, intitulado “To the Last Breath”, que já conta com a nova vocalista da banda. A substituta de Alissa White-Gluz é Lauren Hart, americana criada na Austrália e conhecida pelo trabalho com o Once Human. Ouça abaixo:
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.
