Ritchie Blackmore deixou o Deep Purple em duas oportunidades, em 1975 e 1993. De temperamento difícil, o fundador da banda criou o Rainbow em sua primeira saída e o Blackmore’s Night na segunda vez. O baterista Ian Paice, único membro original ainda no Purple, comentou sobre o espinhoso tema.
Em entrevista ao podcast dopeYEAH (com transcrição do site IgorMiranda.com.br), Paice refletiu a respeito da ocasião final em que Blackmore deixou o grupo. De acordo com o ex-colega, o guitarrista queria ser alçado à posição de líder criativo, algo que os demais integrantes não desejavam.
Ian disse:
“Todos nós temos nossa própria ideia do que aconteceu. Acho que Ritchie tentou nos forçar a tomar uma decisão para transformá-lo no líder da banda. Eu não diria que ele blefou, mas quando ele nos avisou [da saída], acho que ele esperava que falássemos: ‘Ritchie, por favor, não saia’. E ninguém fez isso. Esta é minha lembrança. Acho que ele esperava isso de nós, o que não ocorreu.”
No entanto, ao contrário do outro Ian (Gillan, vocalista), Paice não parece ter nenhum tipo de ressentimento em relação a Blackmore. Ele declarou:
“Então, ele começou a fazer o que ele faz hoje. Espero de verdade que ele esteja feliz. Tivemos anos de juventude incríveis, onde criamos o que as pessoas pensam que nós somos. Neste estágio da carreira, basta ser feliz com a sua carreira. Espero que ele esteja.”
Ritchie Blackmore e o Deep Purple
Ritchie Blackmore foi um dos fundadores do Deep Purple, ainda em 1968. Ele permaneceu na banda até 1975, quando deu início a um projeto solo que se tornou o Rainbow.
O Purple encerrou as atividades no ano seguinte à sua saída e retornou em 1984, com Blackmore, Gillan, Paice, o baixista Roger Glover e Jon Lord, no que é considerada a formação clássica – ou Mark II.
Em 1993, Blackmore deixou a banda pela segunda vez, reativando o Rainbow por um breve período antes de se dedicar ao Blackmore’s Night, projeto de música folk medieval onde toca ao lado da esposa, Candice Night. Desde então, esse tem sido o principal trabalho do guitarrista.
O Rainbow chegou a ser reativado pela terceira vez na metade da década passada, com Ronnie Romero nos vocais, para uma pequena sequência de shows. Blackmore não apareceu com o Deep Purple nem mesmo quando a banda entrou para o Rock and Roll Hall of Fame, também em 2016.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.
