A saída de Josh Freese do Foo Fighters, em maio de 2025, permanecia sem muita explicação, mas Dave Grohl resolveu esclarecer as coisas. Em entrevista ao “The Zane Lowe Show”, na Apple Music (via NME), o líder da banda comentou a demissão do baterista.
Segundo Grohl, a decisão de tirar Freese não ocorreu de uma hora para outra. A reflexão ocorreu no intervalo de turnês que a banda fez em 2024, quando Dave anunciou ao público ter tido uma filha fora do casamento.
Inicialmente, ele pontuou:
“Naqueles seis ou sete meses, como banda, nós falamos sobre o que fazer depois, uma nova direção, e pensamos: ‘ok, vamos ligar para o Josh e avisá-lo de que vamos seguir com um baterista diferente’. Nós ligamos, como uma banda — todos nós ligamos, não só eu — e basicamente dissemos: ‘Ei, cara, isso foi incrível. Foi muito bom, muito obrigado, mas vamos seguir e encontrar outra baterista’.”
Em entrevistas posteriores, Josh contou que não recebeu nenhuma justificativa, mas declarou não ter se identificado tanto com o grupo. No fim das contas, a explicação era essa. Grohl afirma:
“Desde então, muita coisa tem sido falada sobre isso. Mas eu acho que Josh deu a melhor explicação quando falou que não sentia que nossa música realmente ressoava com ele. E isso é muito importante.”
Josh Freese e a conexão com o Foo Fighters
Substituto do saudoso Taylor Hawkins desde o início de 2023, Josh Freese comunicou ter sido demitido por meio das redes sociais. Na ocasião, ressaltou ter gostado do curto período com o grupo “tanto dentro quanto fora do palco” e que apoiava os ex-colegas “no que quer que eles sintam que é melhor”.
Porém, numa entrevista ao New York Times, o músico admitiu que não era um grande fã da música tocada por Dave Grohl e companhia. Sem entrar em detalhes quanto ao desligamento, o artista confessou:
“Entrei para a banda como o baterista do Dave Grohl e como o cara que supostamente salvaria o dia depois da morte do querido Taylor Hawkins. [Assumir o lugar do Taylor] Foi como se tivesse que estar funcionando a todo vapor o tempo todo. Olhando para trás, provavelmente [a demissão] era mais uma questão da gestão da banda. Não era uma música com a qual eu realmente me identificasse.”
Para o lugar de Josh, foi recrutado Ilan Rubin, do Nine Inch Nails. Curiosamente, Freese passou a ocupar novamente o posto na banda de Trent Reznor.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.
