Frank Zappa e Black Sabbath são contemporâneos, mas com muito pouco em comum musicalmente. No entanto, a admiração e o respeito eram mútuos.
Chegou ao ponto de o saudoso multi-instrumentista ter uma música favorita do quarteto de Birmingham. A preferência foi revelada aos próprios durante uma festa em algum momento dos anos 1970.
No livro “Into the Void: Minha Vida no Black Sabbath e Além” (via Far Out Magazine), autobiografia de Geezer Butler, o baixista do Sabbath relembra um encontro com Zappa em um restaurante. Na ocasião, a faixa predileta do artista foi revelada. Butler, que entre os membros do grupo era o maior fã do trabalho de Zappa, não acreditou no que ouviu.
Ele disse:
“Frank Zappa – que era um cara muito ‘techno’ – nos convidou para um restaurante onde ele estava dando uma festa. Ele disse: ‘aquela música ‘Supernaut’ é minha favorita de todos os tempos’. Eu não podia acreditar – eu pensei: ‘esse cara está zoando: tem que ter uma câmera aqui em algum lugar…’”
Em sua autobiografia, “Eu sou Ozzy”, o vocalista Ozzy Osbourne descreve o encontro com outros detalhes. Foi após um show do Sabbath em Chicago, no qual a banda e Frank Zappa ficaram hospedados no mesmo hotel.
O Madman também relatou que os membros do grupo de Zappa passaram a noite inteira pedindo cocaína a ele — tudo escondido do chefe, que era abstêmio. Ozzy contou:
“Todos nós gostávamos de Zappa – especialmente Geezer – porque ele parecia ser de outro planeta. Na época ele tinha acabado de lançar esse álbum quadrifônico (com som Stereo 4.0) chamado ‘Apostrophe (‘)’ (1974), que tinha uma faixa chamada ‘Don’t Eat the Yellow Snow’. Clássico pra ca**lho.”
John Bonham concordava
“Supernaut” é uma das músicas lançadas no álbum “Vol. 4” (1972). Além de Frank Zappa, outro grande artista da época tinha a faixa como sua favorita: o baterista John Bonham, do Led Zeppelin, que era muito amigo de Bill Ward, o homem das baquetas na formação original do Sabbath.
Em entrevista para a Classic Rock, Ward falou da proximidade com o músico do Zeppelin, falecido em 1980, e relembrou a predileção pela faixa. O baterista do Sabbath disse:
“Bonham realmente amava ‘Supernaut’. Ele realmente gostava dessa música. Nós estávamos no estúdio um dia e ele apareceu. Ele viu que eu estava tocando com pedal duplo. Ele disse: ‘vou fazer com um só’. Ele era, sem dúvida, o melhor baterista de rock do mundo.”
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.
