...

A grande diferença entre Roger Waters e David Gilmour, segundo músico que tocou com ambos

Tim Renwick acredita que um dos músicos é "controlador" e "difícil", enquanto o outro é "mais descontraído e tranquilo"

Não é segredo que enquanto trabalhavam juntos no Pink Floyd, David Gilmour e Roger Waters mantinham constantes divergências. Para Tim Renwick, que colaborou com ambos, a explicação é clara: os dois músicos têm personalidades bastante distintas.

Renwick conheceu o saudoso Syd Barrett e Waters na escola Cambridgeshire High School for Boys e, por consequência, ficou próximo de Gilmour. Para além da amizade, o guitarrista tocou com a banda entre 1987 e 1989, durante a turnê do álbum “A Momentary Lapse of Reason” (1987) e, depois, participou das gravações do disco “The Division Bell” (1994) e do giro em divulgação, assim como da reunião no Live 8 em 2005. Também excursionou com Waters em 1984. 

- Advertisement -

Nas palavras do artista, Waters era “um pouco difícil” de lidar devido à personalidade controladora, o que tornava o ambiente “desconfortável”. Já Gilmour, em sua visão, adotava uma atitude “bem mais descontraída” e “muito mais tranquila”. Isso ajudava a extrair o melhor das pessoas ao redor, como explicou em entrevista à Guitar Player (via Ultimate Guitar): 

“Quando conheci o Roger, ele sempre foi quieto, mas na época em que realmente passei a tocar na banda dele, ele já era um pouco difícil. Ele era muito determinado a controlar tudo. Ele tinha dificuldade em delegar responsabilidades. Precisava meio que fazer tudo por conta própria, o que, sinceramente, tornava desconfortável trabalhar com ele. Já quando trabalhei com o David, a postura era bem mais descontraída. Ele deixava as pessoas entrarem no ritmo das coisas sem pressioná-las demais. Assim, você conseguia se expressar um pouco mais ao redor dele, o que, obviamente, era bem mais divertido. Essa era a diferença entre eles. O David era uma pessoa muito mais tranquila para se trabalhar e conseguia extrair o melhor das pessoas.”

Situação no Live 8

Durante conversa com o site Gilmourish, Tim exemplificou uma situação em que perdeu a paciência com Waters. Como relatado, o músico ficou irritado com o comportamento autoritário do baixista nos bastidores do Live 8:

“O Roger pareceu querer ser o ‘líder do grupo’ desde o início dos ensaios, o que criou um clima desconfortável para todo mundo. Ele não parecia levar em conta que a maioria dos músicos e da equipe já trabalhava junta, de forma intermitente, havia 17 anos sem ele estar presente! Ainda assim, foi uma grande honra ter participado.”

Diferenças entre Roger Waters e David Gilmour

Posteriormente, Tim elencou mais uma vez as diferenças entre os dois integrantes do Pink Floyd, trazendo, ainda, o fato de que Waters é muito mais metódico:

“Estudei na mesma escola que o Roger e toquei na banda dele durante a turnê mundial de ‘The Pros and Cons of Hitch Hiking’, então já tinha alguma experiência com o estilo dele como líder. O David, em geral, é muito mais divertido de se trabalhar do que o Roger, que gosta que tudo seja exatamente igual noite após noite! Confiei que o David sabia o que estava fazendo quando concordou com a reunião.”

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesA grande diferença entre Roger Waters e David Gilmour, segundo músico que...
Maria Eloisa Barbosa
Maria Eloisa Barbosahttps://igormiranda.com.br/
Maria Eloisa Barbosa é jornalista, 24 anos, formada pela Faculdade Cásper Líbero. Colabora com o site Keeping Track e trabalha como assistente de conteúdo na Rádio Alpha Fm, em São Paulo.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades