...

Geezer Butler usa cantor gerado por IA para compor novo álbum solo

Baixista está utilizando recurso nas demos do projeto para facilitar o processo antes de chamar cantores "de verdade"

Geezer Butler tem aproveitado os últimos meses para deixar a criatividade fluir. Após a despedida do Black Sabbath dos palcos em julho de 2025, o baixista confirmou que está “sempre compondo e tocando”, o que, por consequência, resultará em um novo álbum. 

Durante uma sessão de perguntas e respostas no evento Steel City Con, na Pensilvânia, nos Estados Unidos, o músico trouxe mais detalhes acerca do vindouro disco. No bate-papo, o artista revelou que tem utilizado inteligência artificial nas demos do material para ajudá-lo a “dar voz às letras”.

- Advertisement -

Segundo o próprio, a ideia é que a tecnologia apenas facilite o processo, já que cantores “reais” serão empregados no futuro. Conforme transcrição do Blabbermouth, ele explicou: 

“Tenho um monte de material. Desde que fizemos o último show do Black Sabbath, eu venho revisitando tudo que compus desde os anos 1980 e atualizando tudo. O que antes me segurava era o fato de eu não ter um cantor quando estou em casa, mas aí a inteligência artificial apareceu [risos]. Então, agora atualizei todas as minhas músicas e estou usando um cantor de IA para dar voz às letras. Assim, posso levar esse material aos cantores com quem vou trabalhar e dizer: ‘é isso que eu quero no álbum’, para que eles tenham uma ideia melhor.”

Geezer reconhece que uma parcela do público vê o recurso como “trapaça”. Ainda assim, o baixista acredita que a IA pode trazer benefícios quando bem utilizada: 

“Antes, eu só tocava um riff de baixo ou algo do tipo e dizia: ‘você consegue cantar por cima disso?’ e me respondiam. Mas agora é muito melhor, porque você pode ficar no seu estúdio e fazer tudo com IA, e depois levar para músicos de verdade e deixar que eles assumam. Isso realmente me ajudou. Muita gente acha que isso é trapaça.”

Sobre Geezer Butler

Terence Michael Joseph Butler nasceu em Aston, Inglaterra. Ganhou seu apelido aos oito anos de idade, por se referir a todos os amigos como geezer (velhote). Desde a infância, adotou uma dieta vegetariana, se tornando vegano com o passar da vida. É um ativista pelas causas animais, tendo colaborado com a PETA (People for the Ethical Treatment of Animals) em várias campanhas.

Muito influenciado pelos textos de Aleister Crowley, Butler foi o principal letrista do Black Sabbath nos anos da formação original. Entre idas e vindas, também integrou a banda solo de Ozzy Osbourne duas vezes. Entrou em 1989 para a turnê de “No Rest for the Wicked”, ficou até 1991 e retornou em 1995, quando gravou o álbum “Ozzmosis”.

Teve um projeto solo que variou de nome, começando como Geezer Butler Band e passando por Geezer até chegar em G/Z/R. A sonoridade também se alterou com o passar dos anos, agregando influências contemporâneas. Ainda participou do supergrupo Deadland Ritual, com membros atuais e antigos do Guns N’ Roses, Scars on Broadway e de Billy Idol.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioNotíciasGeezer Butler usa cantor gerado por IA para compor novo álbum solo
Maria Eloisa Barbosa
Maria Eloisa Barbosahttps://igormiranda.com.br/
Maria Eloisa Barbosa é jornalista, 24 anos, formada pela Faculdade Cásper Líbero. Colabora com o site Keeping Track e trabalha como assistente de conteúdo na Rádio Alpha Fm, em São Paulo.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades